sábado, 19 de fevereiro de 2011

The Nasty Bits e Kitchen Confidential

Anthony Bourdain é um Chef americano cujos comentários sarcásticos e humor cáustico o levou a fama na TV. Em seu segundo programa, "No Reservations" ele viaja pelo mundo detalhando a cultura de cada país através da comida. Eu sempre assisto a esse programa, e adoro a narração de Bourdain, assim como torço para ele estar no painel de Chefs do programa da Bravo, Top Chef, que sigo praticamente religiosamente desde sua primeira temporada.

Um dia por curiosidade fui pro Wikipedia pesquisar o Anthony Bourdain, e descobri que sua narração do No Reservations é de sua autoria mesmo e que ele é, de fato, um autor, além de Chef. Escreveu dois livros de Ficção Policial e dois de culinária estilo documentário. Destes acabei comprando um pegando o outro da Biblioteca da base.

Os dois são deliciosos, e não pelas descrições  de pratos e ingredientes maravilhosos, mas pela forma divertida e descarada que Bourdain usa para tratar de assuntos do mundo culinário, da presença de imigrantes ilegais nos restaurantes de Nova York à sua opinião sincera de Chefs e celebridades culinárias na TV americana, como Rachel Ray, Bobby Flay e Emmeril Lagasi. 

"The Nasty Bits" (que comprei)  é uma compilação de artigos sobre variados temas que Bourdain escreveu para revistas, jornais, etc. Tem até um artigo no qual Bourdain fala de sua primeira viagem ao Brasil, na companhia dos donos de um restaurante em Nova York chamado Sushi Samba que mescla, adivinha, comida japonesa e brasileira, apesar dos donos não serem nem uma coisa, nem outra. Na viagem, os donos do restaurante queriam conhecer mais a fundo a culinária brasileira para incorporar mais pratos e mais sabores brazucas em seu menu, e é interessante ver Bourdain falando do bom e do ruim da nossa terra natal. O livro tem artigos excelente e outros menos interessantes, mas são realmente bem escritos.


Já o "Kitchen Confidential" é parte biografia e parte revelações dos bastidores de um restaurante, do que acontece na cozinha de um restaurante, e das funções de um Chef (que vão muito além do fogão). Muito bacana, mesmo que seja um tanto chocante ver alguém que atingiu o sucesso considerável de Bourdain ter vivido tantos anos drogado, trabalhando em restaurantes cada vez piores, fracasso atrás de fracasso. Os capítulos destinados ao funcionamento de uma cozinha são ótimos, desses detalhes que nunca parei para pensar.

3 comentários:

Kézia Lôbo disse...

Biografia realmente não são o meu forte, mas os livros parecem serem interessantes!

Palavras Vagabundas disse...

Laura, sempre vejo o programa desse chef e ele é ótimo. Deu curiosidade em ler esses livros.
bjs
JUssara

Laura disse...

@Kézia - não é beeeeem biografia, que também acho um saco. São mais como trechos da vida dele contadas de forma interessante. hahahahahahaha