segunda-feira, 27 de junho de 2011

Source Code


Já faz um tempinho que vi Source Code, mas como ando meio devagar com o blog, só agora vim falar desse filme de ação mistério com doses cavalares de ficção científica.

No filme, Jake Gyllenhaal (sempre gatinho) é o condecorado Capitão do Exército, Colter Stevens, que se vê no meio de um projeto militar que utiliza tecnologia altamente avançada pra encontrar um terrorista que causou uma explosão em um trem em Chicago. O projeto permite que a mente do Capitão Stevens seja enviada para o corpo de um dos passageiros deste trem, pelo período de 8 minutos antes da explosão.

Assim, toda a ação do filme se passa nos mesmos 8 minutos, com Stevens tentando a cada vez encontrar alguma informação que leve a indentidade do terrorista, já que este indicou que outra explosão acontecerá no centro de Chicago até o fim do dia. 

Como praticamente todo o filme é visto sob o ponto de vista de Stevens, o expectador não tem muita idéia do que está acontecendo, ficando perdido juntamente com o protagonista, inclusive nos momentos fora dos 8 minutos, em que ele está dentro da cápsula do projeto, sendo entrevistado pelo cientista responsável pelo projeto e a operadora do programa, vivida por Vera Farmiga, que por sinal, está fantástica considerando-se que vemos somente seu rosto por quase todo o filme.

Aos poucos vai se desvendando tanto os fatos que levam a explosão, quanto à natureza do projeto, apesar de Source Code não tentar explicar muito a ciência por trás do experimento (sem queixas em relação a isso, já que não tentam basea-la em ciência real, e não é fundamental para o funcionamento do enredo). É um filme tenso, que consegue dentro dos mesmos cenários e repetidas cenas manter o expectador pregado à tela, desenvolver personagens e dar reviravoltas no enredo, ao mesmo tempo que surpreende com um final inesperado.

Gostei muito do filme, e recomendo para fãs do gênero!

2 comentários:

Diana Bitten disse...

Nossa!!! Deve ser o maior barato esse filme! Adoro filmes com uma perspectiva diferente!

Essa semana eu vi o "Rede Social"... gostei. E só isso. Vou blogar.

Bjo.

Kézia Lôbo disse...

Ahhh se é com o Jake ta valendo, adoro ele! Sem contar que a historia parece ser bem interessante!