sábado, 3 de setembro de 2011

Game of Thrones



Quando a série saiu e ficou famosa, fiquei sabendo que era baseada nos livros de George R.R. Martin, uma fantasia épica, cujo primeiro volume foi publicado em 1996. Pesquisei um pouquinho e logo vi que os livros receberam excelente crítica, e como livros são sempre melhores que sua versão cinematográfica, não hesitei em comprar.

O livro segue as intrigas dos Sete Reinos, principalmente das famílias Stark, Lannister, Baratheon e Targaryen. No começo da saga, a situação (resumida) no reino é de que o Rei Targaryen, considerado um tirano, foi destronado e assassinado, e Robert Baratheon assumiu seu lugar, tendo como Rainha, Cersei Lannister e como principal assessor ( a Mão do Rei) Eddard Stark. Os filhos de Targaryen foram exilados em outro continente e no Norte, uma grande muralha separa o reinado de um mundo habitado por criaturas que ameaçam a delicada paz dos Sete Reinos. Este é basicamente o ponto de partida de toda a trama, baseada em traições, assassinatos e guerra, tudo girando em torno das famílias e do Trono de Espadas.

Acabei de ler o primeiro volume há uns dias, e comecei a ver a série da HBO ontem. Ambos são fantásticos, e o que mais me surpreendeu no livro é que a história não é exatamente clássica e nos padrões de fantasias medievais. As intrigas são mais sinistras, os personagens mais inconstantes, todos tem falhas e mesmo os "inimigos" tem bons momentos. O livro não determina quem é o personagem principal, mas é centrado em vários pontos de vista de vários personagens, então o leitor acaba escolhendo seu próprio herói.

E o melhor de tudo, George R.R. Martin não "protege" suas criações. Ninguém está a salvo na história, não são só os secundários que estão em perigo, que morrem, homens, mulheres, crianças, dos importantes aos insignificantes, todos podem perecer. É fantasia pra não se botar defeito. Bem escrito, bem amarrado, e ao terminar o volume um "A song of Ice and Fire" fiquei com gostinho de quero mais. Já estou lendo o segundo!

Recomendo para todos que são fãs do gênero!

3 comentários:

Fê arte minha disse...

Eu li boas críticas dessa série de livros... está na minha lista ...... estou terminando a série As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley, vale a pena também.
Beijos
Fê arte minha

Laura disse...

As Brumas de Avalon é meu livro favorito!

Li também os outros livros dela que contam histórias que se passam antes das Brumas, e outro livro da Marion que é fantástico é o Incêndio de Tróia. Maravilhoso!

Érica Araújo disse...

Fantástico... Quero muito ler Helena de tróia, dizem que é bom... Bjs!