sexta-feira, 15 de junho de 2012

The Historian


"The Historian" é um romance escrito por Elizabeth Kostova (o primeiro dela) que peguei ao acaso na biblioteca da base e fui surpreendida por uma excelente leitura. É um romance histórico mesclado com a ficção sobre Dracula criada por Bram Stoker. A história é focada na vida de Vlad Tepes, e na idéia de que após sua morte, ele realmente se tornou Drácula, imortal.

O livro abre com uma adolescente nos anos 70 que descobre um misterioso livro, com páginas em branco e uma única gravura no centro de um dragão, com a palavra Drakulya em baixo. Essa descoberta começa uma narrativa que segue o ponto de vista dela, e de seu pai ao contar as viagens e aventuras iniciadas pela descoberta do livro quando ainda estava na Universidade.


O livro é fantástico, e me lembrou um pouco de "A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón, pela rica narrativa e a presença constante de livros antigos, elementos históricos e, de mistério (e inclusive, o começo é um pouco lento). Os personagens são bem desenvolvidos, e a história se mantém interessante pois é intermeada da narrativa da adolescente, de seu pai, e lições históricas sobre o Séc XV e o mundo dos anos 30, 50 e 70.

O elemento sobrenatural está lá, claro, e é sentido pelos personagens, mas é de certo modo sutil, e deixa a impressão mais de um enredo de aventura histórica (meio Indiana Jones, com menos ação e mais pesquisa) que de uma história de terror. Eu gostei muito desse formato, que mescla as idéias tão bem que quase se poderia acreditar que o sobrenatural também é fato, e que os personagens não são ficção. 

Bom, recomendo muito o livro (e dei uma pausa aqui pra pesquisar que o título foi publicado no Brasil literalmente "O Historiador"), é bem escrito, prende a atenção, é uma lição de história amarrada com excelente ficção. Ah, e como todo livro ultimamente que é bem recebido e atinge a primeira posição em listas de mais vendidos, os direitos já foram vendidos e o roteiro está sendo escrito.

3 comentários:

Diana Bitten disse...

Bacana. Adorei a Sombra do Vento. Só não digo que vou conferir poir destesto mentir, e como estou com pelo menos uns oito livros para ler, acho que só daqui a um bom tempo posso pensar em ler este.

Laura disse...

E eu prometo não dizer "Vc TEM que ler". huahuahua

Kézia Lôbo disse...

Ahá, e acredita que esse livro veio parar em minhas mãos e eu simplesmente nem me interessei, e olha que me disseram que eu ia amar... Bahh me arrependo, com certeza vou correr atrás....