domingo, 13 de setembro de 2009

Leitura de Férias

Uma das coisas que se faz muito na fazenda é ler. Como eu já tinha comentado antes AQUI no blog, minha família é de ávidos leitores, e no fim do dia, após o banho merecido, aproveitando o tempo fresco e o silêncio de uma casa sem energia elétrica (só motor a diesel quando dá vontade de se ver TV, e tem até Sky Net pra isso), todos nos voltamos para os livros, com menos distrações, é aqui onde eu acabo lendo mais (sempre estou às voltas com um livro, mas meus pais compram muitos mais livros que eu – por motivos financeiros – e sempre há várias opções esperando por mim quando visito).


Nesta viagem até agora li os seguintes que vale a pena comentar:

1) Crônicas Saxônicas - Bernard Cornwell




Até agora foram lançados 4 volumes desta saga que conta a história das invasões bárbaras na Inglaterra, seguindo a trajetória de Uthred, saxão criado pelos vikings dinamarqueses, que acabando vivenciando a batalha pelos dois lados. Escrito por Bernard Cornwell, esta é outra obra de arte das épicas batalhas medievais, e pessoalmente, ainda não vi autor igual em masterizar a descrição da luta nestes tempos. Sua narrativa sempre me prende, é real, sem rodeios e a fantasia é crível. Recomendo esta série e também as outras de Bernard Cornwell (As Crônicas de Artur e A Busca do Graal). Li os quatro volumes e fico aguardando o quinto. Compre AQUI!


2) A Hospedeira - Stephenie Meyer





Não posso negar que sou fanzoca da série Crepúsculo mas nunca achei que Stephenie Meyer fosse necessariamente uma boa escritora. Parte de mim crê que ela deu sorte no tema na hora certa, e desenvolveu um personagem fácil do leitor se apaixonar (Edward, não a Bella, que seria a principal). Comprei este para ler no avião, por falta de opção no kiosque do aeroporto de San Juan, e acabei me surpreendendo.

A Hospedeira segue Wanderer, a alienígena hospedada no corpo de Melanie Stryder, em sua incursão pelo mundo humano, pela mente humana. O livro lembra muito os filmes no estilo "Invasores de Corpo", ficções científicas onde alienígenas tomam a humanidade invadindo seus corpos, numa invasão silenciosa e praticamente imperceptível para o Homem. Diferentemente dos filmes, no entanto, desta vez o leitor acompanha o alienígena, o que pra mim foi bastante original, e claro, sendo Stephanie Meyer a história é muito mais um romance (leia-se obra de ficção generalizada, não água com açúcar simplesmente) que um livro de ficção científica clássico. A leitura flui fácil, e logo fiquei presa e sem conseguir baixar o livro. Meu irmão o está lendo agora e também está seguindo o mesmo caminho do sentir a necessidade de ler. Valeu a pena conhecer Stephenie além de Edward Cullen.

No Brasil a tradução sai em Outubro. A Saraiva já tem o pré-lançamento, reserve AQUI.


3) Jogos Patrióticos - Tom Clancy



Todos devem se lembrar do filme baseado neste livro, de mesmo nome estrelando Harrison Ford no papel de Jack Ryan, personagem constante nos romances de Tom Clancy, que ganhou várias adaptações no cinema. Este é o primeiro livro onde o personagem principal é Jack Ryan, professor de história em uma Faculdade Militar, que passa a fazer parte da CIA, combatendo o terrorismo. Tom Clancy é fantástico como autor de livros mostrando conflitos políticos e o mundo das operações especias, e o faz de maneira que prende o leitor à história. Pra quem gostou dos filmes, vale a pena conhecer a obra, pois há diferenças e muito mais detalhes, é claro. Para comprá-lo, qualquer livraria deve ter os livros do Tom Clancy em estoque.
Agora estou lendo Dewey, de Vicky Myron e na lista está Love, de Stephen King. Comento quando terminar.

Nenhum comentário: