sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Desafio Literário 2010 (Dezembro)

Tema: Título com a palavra "Coração"
Mês: Dezembro

Livro: Coração de Pedra
Autor: Charlie Fletcher
Editora: Ediouro
Páginas: 464


Sinopse: George Chapman é um adolescente que durante uma visita ao Museu de História Natural em Londres sem querer quebra uma estátua, sendo transportado para um mundo paralelo onde as estátuas são vivas, e estão em guerra. De um lado, as estátuas humanas, que falam pois possuem o espírito da pessoa em que a estátua foi baseada, do outro lado, as estátuas mitológicas, que não possuem espírito.

Observações: Adoro livros infanto-juvenis, sendo fã incontestável de Harry Potter, do Fronteiras do Universo de Philip Pullman, e tendo lido Percy Jackson, um ou outro Artemis Fowl, etc. Coração de Pedra é mais um que segue a onda do retorno a leitura deixado por J.K. Rowling, e tem um enredo original e é bem escrito. Mas talvez por estar meio cansada do estilo, ou porque acabo tentando achar um substituto tanto para o Harry, Ron e Hermione, quanto para Will e Lyra, acabo sendo crítica nas comparações e não curtindo o livro tanto quanto poderia. É o que aconteceu com Coração de Pedra. Não me cativou. Achei o livro mais longo que o necessário, apesar de ser uma boa leitura. Confesso que ao mesmo tempo que o li, estava lendo "O Poderoso Chefão" de Mario Puzzo e "Airframe" do Michael Critchon, e como me apeguei mais a eles, li o livro de Charlie Fletcher meio que por obrigação, para completar o desafio, tanto que só acabei hoje, dia 31, na última hora. Possivelmente darei uma segunda chance, sem a pressão. E aí aproveito para ler os dois livros restantes que compõem a trilogia e faço um post mais cuidadoso.

Nota: incerta

3 comentários:

Vivi disse...

Olá, Laura!
Primeiramente, mil perdões por ter fechado o desafio antes do tempo. Aprendi a lição e não mais o farei. A agitação, advinda de tantas coisas a fazer nessa época de fim de ano, contribuiu para que a falha ocorresse. Sinceramente, pensei que não daria conta de está com tudo em dia. Ainda não tá. Tô correndo para ajeitar tudo. Não justifica, eu sei. Mas, foi isso. =(

Quanto a resenha, está ótima. Sinto que, a título de desfecho, o livro de Dezembro não tenha lhe agradado. Desejo leituras mais divertidas e inspiradoras em 2011!
Obrigada por ter marcado presença no DL 2010.
Beijocas
Vivi

luciana disse...

Interessante a sua resenha. Vou dar uma lida nele depois, mas acredito que talvez vc gostará dos livros do RIck Riordan.

Não sei se será o substituto perfeito para Harry Potter, mas o modo que ele escreve nem percebemos quando chegamos ao fim.

Laura disse...

Ah sim, já li todos os Percy Jackson, do Rick Riordan. São bacanas mas não são Harry Potter. rsrsrsrs

@ Vivi - Não se preocupe, eu que me atrasei mesmo.