domingo, 5 de dezembro de 2010

Quente e Frio


Quando eu era pequena lá em Barbacena (leia-se: Teresópolis) eu gostava do clima. Terê tem temperatura média anual por volta de 21 graus, clima tropical de altitude, com invernos chuvosos (chuvinha fina) e temperaturas em torno de 15 graus, e verões amenos, com pancadas de chuva e temperaturas de 35 graus nos dias mais quentes. Era um lugar onde se podia pegar uma piscina no verão, e comer fondue embaixo das cobertas no inverno, para mim, ideal.

Até que fiquei noiva e me mudei para Porto Rico. Caribe, perto do Equador, temperatura média anual? 35 graus. Em Porto Rico é praticamente verão o ano todo, a única mudança é que chove nos meses de "inverno" (de Setembro a Março, lembrando que Porto Rico fica no Hemisfério Norte) e é muito seco nos meses de verão. Lá eu acho que não suava em duas ocasiões, dentro de shoppings com Ar Condicionado, e talvez por uma semana do inverno quando estava chovendo direto e as temperaturas caiam para uns 25 ou 27 graus. O resto do ano é quentura pura.

Exatos 4 anos se passaram (mesmo, cheguei em Porto Rico no dia 15 de Outubro de 2006 e peguei o vôo para Little Rock, AR no dia 14 de Outubro deste ano) e agora nova mudança, Arkansas, Estados Unidos. Como estou no Sul, não há neve durante todo o inverno como nos Estados mais ao Norte, mas ainda assim as estações são hiper definidas. Verão quente e úmido; Outono fresco e seco, com folhas caindo, tudo marrom; Inverno frio com temperaturas abaixo de zero, e um pouco de neve em Janeiro (quase sempre) e primaveras floridas e temperaturas frescas novamente. Cheguei no Outono, a tempo de ver minhas árvores ainda com todas as folhas, e agora, dois meses depois, nenhuma. E agora observo a queda vertiginosa de temperatura, onde praticamente toda noite as temperaturas tem estado em torno de zero grau (um ou dois graus para cima ou para baixo).

O motivo de estar falando tudo isso é o seguinte: sempre gostei de frio, muito mais que de calor, afinal, como os que são próximas a mim sabem, eu sou praticamente uma fornalha ambulante. Porto Rico era um martírio. Ao mesmo tempo, o frio aqui é maior que da minha Terê, onde vivi 20 anos, e depois de 4 anos volto a experimentar as consequências do frio. E hoje, quando estava caminhando e semi congelada, fiquei pensando nos prós e contras de viver em cada clima, e o que todo mundo prefere.

Eu prefiro pele seca, resfriados ocasionais, mais estilo na hora de me vestir, lareira, vinhos, extremidades enregeladas, dormir embaixo de uma pilha de cobertas, que ficar suando o dia todo, tentando usar a menor quantidade de roupas possível sem parecer uma atriz pornô, ter um péssimo dia para os cabelos TODO dia (a umidade de Porto Rico me deixava com cabelos em picos loucos o tempo todo), praia e cerveja, sol na beira da piscina, chutar o lençol e os gatos para longe todo dia, etc. Sou mais feliz no inverno que no verão, apesar de curtir muito uma piscina, adorar cervejinha no kiosque da praia, e andar de short e chinelo pelo quintal. Bom, pelo menos agora tenho a oportunidade de ter o melhor e o pior dos dois mundos, cada qual a seu tempo.

E vocês? Quente ou frio?

5 comentários:

Palavras Vagabundas disse...

Ola,
eu gosto mesmo é de temperaturas médias 22/25 graus, me sinto mal com muito frio e suo horrores com alto calor, aqui no Rio a média tem sido 38. Fazer o que, a gente nunca tá contente.
abs
Jussara

Mi Müller disse...

Ah eu fecho contigo, amo frio, passo muito mal no calor, não gosto mesmo. Aqui no Rio Grande do Sul é legal porque temos as estações bem definidas, eu amo o inverno gaúcho :)
estrelinhas coloridas...

Diana Bitten disse...

Desculpe o sumiço, eu todos os lugares...

Olha só, acho até meio desnecessário comentar, já que vc já sabe, mas meu clima COM CERTEZA é o calor!

Como todo mundo eu não gosto do calor insuportável, como tenho certeza que as pessoas que apreciam o frio tb não gostam do frio intenso, mas nossa, nada como acordar, abrir a janela e ser recepcionada por aquele lindo sol!

Morei 25 anos em Terê, ou seja: no friozinho, estou aqui há dois anos e não troco mais o calor não...

Bjokas! Saudades!

Carol disse...

Eu prefiro o frio!
Moro em Salvador desde sempre e é assim mesmo como você descreveu Porto Rico. Estação quase única e alguns momentos de temperaturas amenas, mas inevitavelmente com chuva.
Amei todas as cidades que conheci com dias ensolarados em temperaturas agradáveis e noites com um friozinho gostoso.

Ai,ai...

Bjocas

Kézia Lôbo disse...

QUe dilema menina!!!
Gosto do frio e muito, so e ruim pra levantar!!
Passo muito mal no calor ¬¬!