segunda-feira, 2 de março de 2009

Slumdog Millionaire




No Brasil, conhecido como "Quem quer ser um milionário?".

Ganhador do Oscar/2009, esse filme independente, adaptado do livro "Q & A" de Vikas Swarup, quase foi direto pra DVD mas depois de ser aclamado pela crítica em pequenos festivais foi ganhando notoriedade e teve lançamento limitado nos EUA, a crítica o foi empurrando até que virou o fenômeno que abocanhou 8 de 10 nominações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

O filme conta a história de um rapaz nascido nas favelas de Juhu, Índia, que na idade adulta participa do programa "Quem quer ser um milionário?", e apesar de não ser escolado consegue acertar as respostas utilizando conhecimentos adquiridos em sua vida difícil. O filme se divide entre o presente (com a participação do protagonista no programa) e o passado (sua história desde a infância até os acontecimentos que o levaram ao programa), cada pergunta encadeando parte de sua vida passada.

A atuação do protagonista, interpretado por Dev Patel, é convincente, e a realidade das favelas de Mumbai é brutal de se ver, dois elementos que fazem do filme muito interessante.

Não tenho certeza se mereceu tantos louros quanto ganhou nesta temporada toda de prêmios, que pra muitos foi uma verdadeira zebra, que veio devagar e começou a ganhar todos os prêmios que se pensava que iria para "Milk" e "The Curious Case of Benjamin Button", filmes que aliás, ainda não vi.

Vale a pena, mas é daqueles filme que te deprimem ao mesmo tempo que entrertem.

Nenhum comentário: