segunda-feira, 9 de março de 2009

Vampirices 2

Já escrevi antes sobre eles, já falei do que me atrai neles, e já falei de "Twilight" e de "Morto até o Anoitecer", dois livros sobre vampiros que li recentemente.

Hoje venho fazer uma recapitulação de tudo vampirífico que venho presenciando em meus quase 30 anos, com uma listinha dos vampiros (e seus filmes/livros/etc) que marcaram minha vida.


1 - Jerry Dandridge, conhecido por mim como "Vampirão"



Meu primeiro vampiro foi influencia total da minha mãe, por conta do Vampirão (nós assim o chamamos por muitos anos) do filme "A Hora do Espanto" (1985), personagem de Chris Sarandon. Este filme foi visto e re-visto por mim muitas vezes, e em todas elas eu tinha que concordar com minha mãe, ele era mesmo um vampirão.

2 - O Pequeno Vampiro




Esta coletânea de livros infantis fez parte da minha vida quando eu tinha uns 9-10 anos, e contava a história da amizade entre um menino humano e um vampirinho. Ao todo eram 15 livros, escritos pela alemã Angela Sommer-Bodenburg, cada um com uma aventura diferente com os dois meninos. O melhor de tudo, era se ver na pele de Anton, o humano, e se imaginar passando pelas experiências vividas por ele, como voar pela primeira vez ajudado por seu amiguinho noturno. Com certeza é uma coleção que gostaria de comprar e ter pros meus filhos.


3 - Os Garotos Perdidos



Visto por mim em reprises na sessão da tarde, este filme de 1987 trazia Kiefer Sutherland no papel do vampiro mor, e faz parte da cultura pop dos anos 80. Quem se lembra queria "se perder" também, apesar dos vampiros não serem os mocinhos aqui.


4 - Vampiros de Vamp, da Globo



No ar nos idos de 1991, Vamp criou um furor entre as meninas da minha idade, que queriam ser Natasha e transformar Lipe em um Vampiro, e suspirar por Matosão. Eram muitos vampiros para se escolher um só, mas eu gostava muito do Gerard (vivido por Guilherme Leme) e claro, do Vlad (vivido por Ney Latorraca).


5 - Dracula



Gary Oldman é mais conhecido por estar sempre irreconhecível em seus papéis, o que leva a muita gente dizer que não o conhece. Opinião pessoal à parte (eu o adoro) não conheço quem tenha achado defeito em seu Drácula (1992), de Coppola baseado no livro de Bram Stoker . Ele deu calafrios e torceu narizes em várias cenas, mas todo mundo foi seduzido com Lucy e Mina, quando Gary usou seu charme vampiresco.

6 - Lestat, Louis e Armand





Baseado no livro de mesmo nome de Anne Rice, "Entrevista com o Vampiro" (1994) é um dos filmes de vampiro mais lembrados, especialmente por ter juntado em seu elenco 3 atores populares entre o público feminino na década de 90, Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas, Lestat, Louis e Armand, respectivamente. Cada um tinha seu preferido, mas com certeza este filme fez muita mulher querer levar uma mordidinha.



7 - Spike




Spike era o vampiro a la Billy Idol da série "Buffy, a Caça Vampiros" (1997-2003) e foi de um papel pequeno sendo um dos vilões, para anti-herói e par romântico da personagem título na 6a temporada da série. Spike era sarcástico, irônico e proporcionava bons momentos de humor aos episódios. E fazia isso sem camisa e sexy. Sua presença nas últimas temporadas da série fez o público praticamente se esquecer de Angel (funcionou comigo, pelo menos).

8 - Edward Cullen



Protagonista da série de Stephenie Meyer, Edward surgiu em 2005 e mudou o conceito sobre vampiros. Despido das fraquezas dos vampiros que conhecemos (luz do sol, estaca, alho, etc) e sem a maldade inata aos seus ancestrais, Edward é vegetariano, romântico, dedicado e perfeito em todos os sentidos. Daqui pra frente qualquer vampiro vai ter que trabalhar duro pra competir com este personagem da série Twilight, principalmente porque os filmes ainda estão sendo filmados, e a mulherada gostou de Robert Pattinson no papel principal.



Bom, deixei de fora da minha lista por não ter sido marcada muito por eles, mas por sua popularidade não poderia deixar de mencionar: Blade, vivido por Wesley Snipes no filme de mesmo nome, Amelia, vivida por Kate Beckingsale no filme Underworld (super legal, por sinal) e claro, Nosferatu, do velhão de 1921 mesmo, que vi quando tinha uns 13 anos, e é conhecido como o filme de vampiro original. Dizem que também baseado na obra de Bram Stoker.

Outros Vampiros que marcaram são os presentes em vários animes que vi, como Vampire Hunter D e Hellsing.

Pros Vampirófilos de plantão, estou me esquecendo de alguém?

2 comentários:

Diana Bitten disse...

Simplesmente AMEI o post!

Fora o Spike (já que não curto muito anti-heróis), eu concordo plenamente!!!

Bravo!

Laura disse...

Obrigada, sabia que você ia concordar com a lista. huhuahuahuaha