quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Devaneios de uma "Organizante"


Eu não sou uma pessoa super organizada, admito. As coisas tendem a não voltar para seus lugares assim que termino de usar. Mas eu adoro organizar coisas. Explico a contradição. Eu sou daquele tipo de gente que acumula roupas na poltrona do quarto por uma semana, que vai enfiando tudo no armário de qualquer jeito, que faz uma pilha de livros na mesa de cabeceira quando a estante está a reles metro e meio de distância.

Mas adoro organizar então toda semana de uma hora pra outra viro Dona Furacão e esvazio completamente o armário (até o que está arrumadinho) e faço uma total reorganização enquanto limpo; ou desabo minha estante de livros até não sobrar nenhum, e vou limpando um a um e arrumando por tamanho; ou resolvo lavar tudo dentro dos armários da cozinha, mesmo o que foi recentemente lavado, só pra reposicionar a louça e ficar com cara de novo.

É uma péssima mania. Não o de organizar, até porque sei que não sou uma juntadora anônima, jogo fora tudo que está em desuso, mas o fato do meu amor por organização não me manter na linha o resto do tempo, porque não mantenho meus armários de modo que Dona Furacão não tenha que vir à tona.

Fico pensando em modos de praticar o hábito de organizar todo o tempo, sem acúmulo, sem precisar desorganizar primeiro. É claro que para fazer isso tenho que consertar um outro defeito: a procrastinação. O engraçado é que com coisas como renovar documentos, pagar contas, pequenos consertos, etc eu não procrastino, eu não me desorganizo (a não ser por forças externas).

Mas acho que minha procrastinação é diretamente ligada a importância da tarefa, o que me leva a conclusão que preciso da pressão. Nada saudável. Atuo melhor sob pressão mas também acabo ansiosa e estressada. Por outro lado, acredito que é a ansiedade que me impede de praticar o Furacão em doses homeopáticas, no estilo brisa suave soprando constantemente.

Ansiedade + Procrastinação = Meu Mal. Me pergunto se alguém mais tem essas manias loucas e o que fazem pra contê-las.

Nenhum comentário: