quinta-feira, 22 de abril de 2010

Desafio Literário 2010 (Abril) - Livro Reserva

Tema: Autor Latino
Mês: Abril

Livro: A Revoada
Autor: Gabriel García Marquez
Título Original: La Hojarasca
Editora: Dom Quixote
Páginas: 136


Sinopse: O livro conta a história de 3 gerações dividindo sua visão de um mesmo fato, o funeral de um médico rejeitado pela aldeia de Macondo. O coronel, sua filha, e seu neto. O médico se enforcou e vivia sozinho, sem família, e logo se nota que ninguém da aldeia aceita seu funeral, pois acha que ele deve ser punido. Através dos pensamentos do coronel, da filha e do neto se conhece a história do médico, enquanto o coronel tenta cumprir sua promessa de levar o enterro adiante.

Observações: Este, como descobri depois, é o primeiro romance de García Marquez, e é onde conhecemos a famosa Macondo pela primeira vez. O livro não é muito conhecido e pesquisando pela net vi que é altamente criticado. Realmente, o livro dá um certo nó na cabeça, mas de forma diferente do que faz Cem Anos de Solidão, pois aqui, os capítulos alternam entre os 3 narradores, mas sempre leva algumas linhas para descobrir qual está narrando.

No começo, não se sabe porque o médico se matou, porque ele vivia isolado da aldeia, e os motivos exatos de ser odiado e da aldeia querer deixa-lo apodrecendo sozinho em sua casa. Mas o coronel cumpre sua promessa e com ele vai sua filha e neto, que só está acompanhando o enterro por respeito as tradições familiares, ao passo que fica imaginando que sua reputação estará ameaçada por estar "apoiando" o desgraçado doutor.

O início da narrativa é ótima! Garcia Marquez é um mestre em montar cenários e nos puxa para dentro de sua Macondo e da cabeça de seus personagens. Depois disso o livro volta no tempo e os narradores começam a desvendar os detalhes da vida do médico, que aparece em Macondo do nada e sem mesmo um nome exato, mas com uma carta de recomendação de Aureliano Buendía (personagem que conhecemos MUITO bem em Cem Anos de Solidão). Pela recomendação militar o médica vai viver na casa do coronel e sua família (os narradores da história).

Minha crítica principal ao livro é o fato das narrativas serem bem diversas, os pensamentos vão e vem em certa desordem, e é até um pouco difícil acompanhar a história do médico. Mas por fim consegue-se deduzir que o médico não é muito solícito, e isso que provoca raiva nos cidadãos de Macondo.

Concluindo, o livro com certeza para mim foi o PIOR que li de Garcia Marquez, até porque todos os livros dele que li até agora foram muito bons, e foi realmente uma pena não ter me apegado aos personagens pois pelo menos a sua forma de escrita, sempre tão bem vinda, está presente, mesmo que não aperfeiçoada. Não recomendaria "A Revoada", mas com certeza recomendo Garcia Marquez, principalmente "Cem Anos de Solidão"e "Crônicas de uma Morte Anunciada".

P.S. Meu livro seria "A morte de Artêmio Cruz", de Carlos Fuentes, mas não aguentei a narrativa é altamente prolixa e o livro é bem chatinho.

Nota: 2/5

13 comentários:

BeliM disse...

Eu não conheço os livros desse autor, apesar de já ter ouvido falar bastante dos seus textos... Há muitas resenhas com o livro desse autor... Estou vendo que preciso ler alguma obra do Gabriel G. Marquez... Vou anotar suas sujestões...
Bjus

Fernanda Assis disse...

Ei Laura,

Que pena que você não gostou do seu livro, eu amooo Cem anos de solidão de paixão e gostei tbm de Amor nos tempos do cólera :)

bjooo

Laura disse...

Pois é, Cem Anos e Amor nos Tempos de Cólera, assim como Cronicas de uma Morte Anunciada e o Do Amor e outros Demonios são todos ótimos! Fui tentar ler um inédito e peguei o que é menos conhecido e apreciado.

Anônimo disse...

Meu livro reserva era justamente Cem anos de solidão, que continua na lista de livros para ler mesmo depois do desafio (o mais legal é que ele é repleto de boas recomendações)...
quanto A Revoada, li uma resenha certa vez deste livro com uma opinião bem parecida com a sua! Reclamava mto da desordem dos pensamentos...

naomi disse...

este foi um desafio mesmo, hein? :oD
mas sabe que fiqui curiosa? eu gosto dessas mudanças da pessoa narrativa...

24por7 disse...

Oi querida!
Estava curiosa pra ver a sua escolha deste mês.
Você foi bem ousada hein? Gosto bastante de Garcia Marques, mas não conhecia este título.
Tks por me apresentar!
E o maridão, conseguiu falar com ele?
Beijos

Laura disse...

Rsrsrsr, depois da desgraça que foi pra receber o endereço ainda não tenho notícias. Acredito que se ele estiver indo bem ele receba permissão pra me ligar amanhã.

Beijos!

Lia disse...

Oi, Laura
Nossa...nunca tinha ouvido falar nesse livro...é por isso que o desafio está sendo bom; estamos descobrindo novos livros. Boa resenha, parabéns

Anônimo disse...

Laura
Muito boa e esclarecedora sua resenha!!! parece que Cem Anos de Solidao esta' fazendo sucesso este mes!!! Beijos

Kézia Lôbo disse...

Gabriel foi bem cotado esse mes, que legal!!!
Interessante esse livro, mas teria que ler com muita calma...
Mas se ia gostar ou nao dae tinha q ler, pq adorei cem anos de solidao!!

Ana Maria disse...

Adoro os livros do García Márquez, mas esse ainda não li. Vou procurar durante a semana.

Vivi disse...

Pôxa, isso é prova que até os gênios tem um bad day, um surto de falta de inspiração...rs
Amei a sua participação!

Bjs

Mirelli Lima disse...

Oi Laura!
Acredita que não consegui concluir meu desafio deste mês...
aff

Beijos e parabéns pela ótima leitura!