sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lidando com a Ansiedade


Como tinha dito no meu post sobre os preparativos pra os meses que vem por aí, minha ansiedade está atingindo níveis catastróficos. É ruim porque sei que não tem porque eu me sentir assim, pois falhar é humano, ficar nervoso pelo desconhecido também é humano, e eu deveria estar aproveitando um dia por vez, e levar as coisas numa boa, mas acho que tem tanta porcaria na minha cabeça que não tenho conseguido estravazar muito bem.

Então venho ao blog pra colocar um pouco disso pra fora com a seguinte pergunta: como vocês lidam com a ansiedade?

Sei que todo mundo passa por isso o tempo todo, afinal, todo mundo se estressa com os estudos, o trabalho, a família, os relacionamentos, e acrescenta-se as pressões básicas de ser bonita, bem sucedida, magra, ativa, etc. Quando o dia começa mal, piora, e você tem vontade de se enfiar na cama e não sair mais o que fazer para superar essa urgência? Como controlar o coração acelerado, a falta ou excesso de apetite, o vazio no estômago?

A resposta óbvia é relaxar, abstrair, saber que tudo na vida é um ciclo de altos e baixos, que o que está ruim hoje estará melhor amanhã, e que não é o fim do mundo ter um dia ruim, mas mesmo sabendo isso tudo, todo mundo se estressa, e todo mundo rumina um problema constantemente. As dicas que seguem ao óbvio costumam ser os de passar tempo com alguém que distraia, fazer um hobby que te relaxe, etc.

Tudo isso é válido e é ótimo, mas quando leio blogs de amigos que estão desabafando, ou quando converso com alguém que está mal com algum problema, ainda assim não sei dar dicas melhores, e sinceramente, quando é comigo minhas próprias dicas acabam de lado.

E ainda tem aquele outro tipo de ansiedade, a boa. Aquela que dá quando estamos nos formando, completando uma etapa, sentindo-se vitorioso; ou quando vamos viajar de férias, aquele nervoso de pensar se ficou alguma coisa pra trás, de pensar se a viagem vai ser tranquila; ou mesmo o friozinho na barriga do primeiro encontro, etc. Esses tipos apesar de antecederem momentos bons (ou não) na nossa vida, também nos tiram do sério.

Então deixo aqui a questão em aberto pra quem quiser colaborar, debater, ou se estender no assunto: Como vocês lidam com a ansiedade?

6 comentários:

Diana Bitten disse...

Dependendo do momento eu lido com a ansiedade de maneiras diversas.

Quando estou apenas ansiosa, porém feliz, aquela "ansiedade boa", eu vou extravasar fazendo alguma coisa física, uma caminhada, um trabalho no jardim, lavo carro, dou banho na cadela...

Quando estou "ansiosa-angustiada" eu tento distrair minha cabeça, provavelmente vendo TV, principalmente filmes. Isso quando não tenho ninguém para papear.

Quando estou ansiosa porém deprimida, ai que a coisa complica e a saída mais fácil é biiru e fuga, e são nessas horas que os livros e os hobbies são meus grandes aliados.

Superficialmente acho que meu truque é esse, porém, em todas as fases coloque o uso excessivo do computador. Beijo!

Laura disse...

huahauhuahua essa última é clássica no nosso caso mas no momento tem o agravante, a P... da minha net não fica conectada!!!! rsrsrsrsrs

Belita disse...

Olha Laura, já que você curte jogos de PC, uma opção é tentar um novo jogo ou recorrer àqueles que você curte mesmo. Eu adoro jogos de PC porque eles literalmente esvaziam a mente.
Se você tá com ansiedade "ruim" pode ser WoW, daí você mata uns bichos, mata uns Ally (se você for Horda, como eu) e pronto, relaxa.
Se você tá com uma ansiedade boa, vai pro Sims, decora ou constrói umas casinhas, faz uns bonecos e pensa na biografia deles, põe uns cheats de $$$ e vai comprar a cidade toda com eles, hahaha.
Talvez funcione contigo.

Laura disse...

huahuahua Belita, a idéia é ótima mas o WoW eu parei porque estava completamente viciada. Eu passava mais de 12 hrs por dia jogando com meus 3 níveis 80, e me envolvia nos dramas da guilda e isso me estressava ainda mais. rsrsrsrsrs Eu estou dando um tempo e talvez volte com intenções de jogar mais light um dia.

O The Sims 3 já joguei até cansar, estou esperando as coisas aqui acalmarem pra comprar a expansão e aí me dar interesse de novo.

Mas obrigada pelas dicas, o joguinhos realmente abstraem.

Inclusive no momento estou montando um quebra cabeças, mas é só de 1000 peças e em 3 dias já praticamente terminei.

Belita disse...

Hehehehe... Credo! Os jogos são pra relaxar! Vi God of War ontem, muito show (e muito sangue tb), não sei se você curte RPGs assim.

Laura disse...

Joguei o um e o dois no PS3. Em algum momento quando tiver grana devo comprar o 3. hehehehehe