sábado, 30 de outubro de 2010

Desafio Literário 2010 (Outubro)

Tema: Lição de Vida
Mês: Outubro

Livro: Grandes Esperanças
Autor: Charles Dickens
Editora: Martin Claret
Páginas: 536



Sinopse: Considerado um clássico da literatura e tido por muitos como o maior romance da história, "Grandes Esperanças" retrata os eventos da vida de Pip, em diferentes momentos, em sua infância e depois em sua vida adulta. Na infância Pip é forçado a ajudar um condenado fugitivo e daí nasce uma culpa por ocultar fatos e mentir para sua família. É também nesta época que Pip conhece Estella e Miss Havisham, uma senhora excêntrica que convida Pip para passar tardes em sua casa para brincar com Estella, uma menina bela e cruel. É por Estella que Pip decide que não quer seguir o trabalho de sua família (e virar ferreiro) e através de um dote que recebe de um desconhecido ele parte para Londres para virar um cavalheiro, e assim temos os eventos de sua vida adulta, que não é o que ele esperava tampouco.

Observações: Eu conhecia o filme, com Ethan Hawke e Gweneth Paltrow, e sempre tive curiosidade de ler o livro, por ser um clássico tão falado. Mas como ocorre com muitos dos clássicos renomados, o livro é um tanto enfadonho, e é interminável! A história é interessante, os personagens são estranhos, originais, bem trabalhados, mas ainda assim os eventos se passam de forma lenta e por vezes confusa. Me fez falta também ter um personagem com o qual me identifiquei, para torcer por ele, ou algo assim. Fora um ou outro personagem secundário (como o Joe), não há um personagem que me pareceu carismático e bom (ou mal) o suficiente para eu gostar muito dele. Todos são muito falhos, todos parecem não aprender com seus erros e o livro segue um caminho ligeiramente trágico. Enfim, achei "Grandes Esperanças" um livro triste e tedioso, apesar da história ser intricada e bem escrita.

Nota: 2/5

7 comentários:

Mi Müller disse...

Não li esse e também nao conhecia, mas acho que depois da tua resenha não vou me aventurar, porque se mesmo sendo bem escrito ele não te cativou vou pular esse hehehehehe...
estrelinhas coloridas...

Vivi disse...

Bem, dos clássicos, esse eu não tenho. E talvez não o leria nesse momento pelo componente da tragicidade comentado por você. ;)

Beijocas

Fernanda Assis disse...

Ei Laura,

Nunca li mas sempre ouvi falar maravilhas deste livro. E agora com sua resenha acho que nem animo rs

bjo

Cíntia Mara disse...

Oi, Laura!

Vim agradecer pela visita e pelo comentário no meu blog =)

Beijos

Kézia Lôbo disse...

NEm conhecia, parece ser estranho ahuahua!!!
Vc é rapida menina, eu nem comecei a ler o meu livro desse mês. O.o

Luana Rodrigues Farias disse...

Nunca tinha lido esse livro.

http://partesdeumdiario.blogspot.com

Bjs

Laura disse...

Ih, Kézia, quem se apressou foi vc. rsrsrsr Esse é ainda o de Outubro, estou lendo o de Novembro lentamente.