terça-feira, 6 de julho de 2010

Desafio Literário 2010 (Julho) - Livro Reserva

Tema: Livro Adaptado para o Cinema
Mês: Julho

Livro: Emma
Autor: Jane Austen
Editora: Signet Classic
Páginas: 294 (e-book)



Sinopse: Emma Woodhouse é uma jovem inteligente, bonita, esnobe e rica. Após arranjar o casório de sua governanta com um viúvo local, Emma decide que possui um talento nato para fazer pares, e decide usar suas influências para casar sua nova amiga, Harriet Smith. Só que Emma é mimada e não vê as situações tais como são claramente, o que a leva a se enganar várias vezes nas suas suposições, além de não perceber que seus atos podem machucar mais que ajudar.

Observações: O filme que conheço, de 1996, com Gwyneth Paltrow é bem fiel ao livro, e a presença de Toni Collete, no papel de Harriet Smith é um puta trunfo. Após terminar de ler o livro, voltei a assistir essa adaptação e curti muito mesmo. Não lembrava de Ewan McGreggor no papel de Frank Churchill, e foi uma supresa bacana, já que gosto dele. Mas vou falar do livro que é o que realmente interessa.

A heroína desta vez tem exatamente o tipo de personalidade que me desagrada, é mimada, metida, arrogante, superficial e ainda por cima cega ao que está se passando ao seu redor, pois só vê as coisas que quer ver (e que não estão lá). Em Emma, são os personagens secundários que tornam o livro interessante, pois são mais gostosos de se ler que a cabeça da protagonista. A Sra. Bates, chatérrima, é uma comédia, o Sr. Knightley tem seu quê de Sr. Darcy, e faz o possível para colocar Emma em seu devido lugar, louvado seja!

Tive a sensação de que a história se estende mais do que o necessário, apesar das várias reviravoltas do enredo, o que o torna um pouco cansativo em certos pontos. Acredito que isso se deve ao fato de Emma ser um tanto exaustiva. Ainda assim é um Jane Austen, e ela consegue uma vez mais dar vida aos seus personagens, quer gostemos deles ou não, e Emma está realmente cheio de personagens agradáveis e desagradáveis, que me fez torcer por eles ou xinga-los em vários momentos. É uma boa leitura, para todos que apreciam Jane Austen, e é interessante ela escrever um personagem tão "errado".

Nota: 3/5

O filme de 1996

Outras adaptações de Emma para as telas:

- 1948 (série para TV)
- 1972 ( série da BBC) - com Doran Godwin no papel de Emma;
- 1995 - O filme "As patricinhas de Beverly Hills" teve roteiro baseado na história de Emma, adaptado para tempos modernos, em que Alicia Silverstone fazia o papel de "Emma" e Brittany Murphy, o papel de "Harriet Smith";
- 1996 (versão para os cinemas) - com Gwyneth Paltrow no papel de Emma;
- 1996 (especial para TV) - com Kate Beckinsale no papel de Emma;
- 2009 (série da BBC) - com Romola Garai no papel de Emma;
- 2010 - O filme "Aisha" é a versão Bollywood de Emma, com Sonam Kapoor no papel de Aisha (Emma).

OBS: Infelizmente a tradução de "O Senhor das Moscas" a qual tive acesso era de péssima qualidade, e apesar da tentativa mal dava pra entender o que estava acontecendo no livro.

12 comentários:

naomi disse...

eu assisti três das adaptações e ainda não li o livro. *shame on me* gostei muito da minissérie da bbc exibida em 2009, com o jonny lee miller no papel de mr. knightley; a emma de romola garai é até gostável :oD

nó, o senhor das moscas é um dos meus favoritos... o filme não é lá essas coisas, mas o livro arrasa. tenho só em papel, senão te mandava.

Diana Bitten disse...

Tá chegando minha hora de ler esse!

Kézia Lôbo disse...

Estava sumida então nem tive tempo de passar por aqui!!!
Gostei muito da tua opinião e a resenha!!!
Ainda nem comecei a ler o meu OO!!
XD

Érica Araújo disse...

Olá Laurices, não conhecia seu blog até hoje, mas pesquisando Austen eu acabei te achando. Gosto muito de Emma é o meu favorito, fora Orgulho e Preconceito, claro. Só queria saber como você assistiu essa aaptação com a Paltrow. Pois estou buscando-a a tempos. Espero resposta, valeu.

Laura disse...

Assisti online mesmo, através do novamov, mas não tinha legenda. Procurei no Google "Emma movie online" e sempre há vários sites que o tem direto em streaming.

;Lili disse...

Preciso urgentemente ler um livro da Jane Austen. Já encomendei 2.
Faz vergonha isso.

Adorei a resenha.
bjim!

Anônimo disse...

Laura
Eu quero ler o livro apesar de ter visto o filme e ter achado muito chato ... achei a G. paltrow pe'ssima no papel. O livro com certeza deve ser melhor. Beijos

Caline disse...

Olá laura, os livros da Jane são ótimas leituras, pena que esse não te agradou tanto.

Sua resenha ficou ótima.

Bjoos

Laura disse...

@Larissa - Não é Gwyneth a culpada única. É o personagem que é um entojinho. rsrsrsrs

24por7 disse...

Hellooooo!!!!
Então, sei que as fãs de Jane Austen querem me matar toda vez que digo isso, mas não curto o jeito dela escrever... kkkkk.... e por isso nem me esforcei pra ver o filme! Ahahahah...
Beijocas

Beli disse...

Ai, eu gosto da Jane Austin! Tenhoo esse livro e ainda não li pq acho enorme!!! Os outros são tão pequenos... Mas eu gostei do filme e da história tb!

Vivi disse...

Mesmo quando não atinge o máximo de sua genialidade, Jane Austen detona. Eu ainda não li o livro e nem vi o filme. Espero fazê-lo logo.

Beijocas