quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Morte do Almirante


Projeto Agatha Christie: Livro 15

Sinopse: Este livro é uma colaboração de vários autores de romances criminais que formaram um clube, O Detection Club. Quatorze membros do clube se propuseram a escrever um livro no qual cada um seria responsável por um capítulo, que seria entregue ao próximo escritor sem que este soubesse a solução do crime, e cada um deveria acrescentar um capítulo com pistas que levassem ao criminoso, sem poder colocar pistas falsas ou sem sentido, motivo pelo qual todos escreveram sua própria versão dos fatos, para o caso de dúvidas quanto ao conteúdo do capítulo não ter solução. A trama em si é bem simples, um almirante aposentado com um passado tumultuoso é encontrado morto no bote do vigário, que vive do outro lado do rio da casa do almirante.

Acertei o Criminoso: Não (segundo a solução oficial)
Protagonista: Inspetor Rudge

Observações: Devido a maneira como foi escrito, o número de possíveis suspeitos é bem alto, e sem ter uma única linha de raciocínio e com capítulos um pouco vagos em partes, é fácil criar várias teorias e encucar com vários personagens. Eu já tinha lido esse livro há muitos anos mas sí me lembrava de dois fatos, e confesso que meu raciocínio foi praticamente igual desta vez, minhas suspeitas recaindo em dois personagens consecutivamente, os mesmos da primeira vez que li, e que não eram o assassino no desfecho oficial do livro. Aliás, bacana a idéia de publicarem também os finais dados pelos outros autores. Como o projeto é dos livros da Agatha, tenho que fazer uma nota de que seu desfecho é um dois mais loucos, e nem de longe poderia ter acertado. Em algumas das soluções o criminoso é o meu suspeito, mas de forma completamente diferente, uma vez que ele estava "fora de cena". A solução de Edgar Jepson (que escreveu o capítulo 10) acrescentada da de Clemence Danes (capítulo 11) é praticamente o que eu achei, nela está meu criminoso apresentado do jeito que eu pensei.

Nota: 3/5

Nenhum comentário: