quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Repo Men


Este filme esquisitérrimo com Jude Law e Forrest Whitaker se passa no futuro e conta a história de dois funcionários de uma empresa de órgão sintéticos, cujo trabalho envolve a "repossessão" dos órgãos implantados em clientes que depois não puderam realizar seus pagamentos. Com essa premissa já dá pra notar que a coisa é, no mínimo, bizarra.

Em nenhum momento nas cenas iniciais do filme se afirma claramente que, na verdade, esse trabalho significa matar o devedor, já que o serviço é simplesmente avisar ao cliente com o órgão vencido, por assim dizer, que ele terá que devolver o órgão, e em seguida, anestesiar e retirar o devido órgão, e pronto. O repo man sai de cena, deixando o cliente desacordado e sem o órgão, e não se fala em assassinato, na morte do cliente, etc., mesmo quando o órgão coletado é o coração, por exemplo.

Só assim o filme seria mais um filme de terror sem muita história, e seria péssimo, mas na verdade, a trama do filme é que Remy (Jude Law) acaba necessitando de um transplante de coração, e após a cirurgia adquire consciência e passa a ter pena de suas "presas" e resolve não trabalhar mais, ou seja, ele passa a ser um devedor, não podendo pagar por seu novo coração, e acaba na mira dos outros repo men. E aí sim, o filme é um filme de ação mais normal (ahem, não muito), com uma dose cavalar de humor negro.

Bom, sinceramente, eu gostei do filme, mesmo sem saber bem o porquê. Acho que o humor do filme, os diálogos, as cenas meio trash contribuem para uma atmosfera tão estranha que o filme ficou interessante, é original. Não é um filme de terror, e pelo menos na minha opinião não tenta simplesmente chocar o espectador, a idéia aqui é de um filme B que não se leva a sério e por isso mesmo diverte. Definitivamente não é para todo mundo mas eu e minha cunhada demos boas gargalhadas assistindo a Repo Men.

Nenhum comentário: