segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Desafio Literário 2010 (Janeiro)

Tema: Livro de Banca
Mês: Janeiro

Livro: Encontro com o Passado
Autor: Nora Roberts
Título Original: Birthright
Editora: Jove (li no original)
Páginas: 512


Sinopse: Quando ossos de 5 mil anos são encontrados numa obra na pequena cidade de Woodsboro, a arqueóloga Callie Dunbrook cancela suas férias e segue para o local onde encontra aventura, perigo e romance. Enquanto lidera a equipe de pesquisa ela tenta dar sentidoa nuvem de morte e azar que paira sobre o projeto. Ela tem que lidar com a presença irritante - mas irresistível - de seu ex-marido Jacob. Ainda por cima, quando uma estranha afirma saber um segredo sobre sua infância ela é forçada a questionar seu passado.

Observações: Como é de se esperar da Nora Roberts, o livro é uma delícia. Os personagens sempre são de personalidade marcante, lindíssimos, enfim, perfeitos. Gostei do tema desta vez, saiu um tiquinho do velho trama da mocinha que volta pra casa dos pais/cidade natal, apesar de mais uma vez termos a revisitação de um passado. Meu único senão seria um certo padrão repetitivo no desenrolar da história, que vai de descoberta de algo, pesquisa, intriguinha entre o casal protagonista, sexo, susto, descoberta de algo, pesquisa, intriguinha, sexo, susto, etc. Em certo ponto o livro é ligeiramente previsível, e a motivação final pra mim foi um pouco fraca, mas não é bem pelo mistério que a gente lê Nora, né?

Nota: 3/5

28 comentários:

Diana Bitten disse...

Olá!

Primeiro: Ô doida! O formulário para postar o comentário está no corpo do post da Vivi!

Segundo: Não foi um dos melhores livros da NR, na minha opinião. Finalzinho meio fraco, não achou? Ela poderia ter caprichado mais...

Beijos!

Laura disse...

Final fraco mesmo, tanto que falei que não gostei da motivação, mas gostei do tema sim. Já li melhores dela.

Vivi disse...

Depois de duas resenhas sobre mesmo livro que mencionam o final desfavorecido, eu acho que passo. Sabe como é...eu prezo muito um bom final...hehehe
Laura, que bom que conseguiu linkar sua resenha. Aliás, ela ficou show! concisa e precisa. Obrigada por fazer parte do desafio e vamos partir para o próximo tema!

Beijocas

Aline Maziero disse...

As vezes eu tenho medo de ler Nora Roberts! São tantas opiniões!

Srta. Camilla disse...

Olá, Laura!

Como coloquei para a Diana (que escolheu o mesmo livro), o povo fala tanto de Nora Roberts, mas ainda não peguei, além da Família Donovan, muitos livros dela que me agradassem. E já que vcs concordam sobre os pontos negativos, nem vou tentar ler esse.

De qualquer forma, escolhi o primeiro da série Mortal para outro momento desse desafio. Espero sinceramente que seja tão bom qnto as meninas comentam.

Ah... gostei de seus comentários. Vc foi direto aos pontos relevantes. Sem enfeitar demais ou contar tudo da história. Assim é que se conquista leitores.

Até o próximo desafio.

Bjo!

Laura disse...

Camilla, a série Mortal é mesmo ótima! Foge um pouco dos temas usuais da Nora, mas mantém o romance e personagens perfeitos. É uma série boa de ser lido devagar, pois como é enorme (existem uns 30 livros da mesma série) e sempre com os mesmos personagens, pode ser enjoativo ler um atrás do outro. Cada um segue um caso criminal na vida da policial protagonista e os casos são sempre interessantes, então tem o gostinho do romance e do mistério policial também.

Michele de Lara disse...

Oi Laura,
Gostei da resenha, nunca li nada de Nora Roberts..
Bj.

Patrícia Lerbarch disse...

Mininas, de tanto vcs elogiarem, estou me vendo tentada a ler algo da Nora Roberts. O que me sugerem:

Tô mais que adorando este desafio, em especial pela socialização e pela oportunidade de conhecer pessoas como vcs.

Bj

Kézia Lôbo disse...

O que me desmotivou foi o final, ler livros com final ruim não me agrada, apesar de que leio tudo que posso, ate ruim hueheuheu, bom eu gosto de Nora ROberts...
GOstei da Resenha.. XD

Natália Alexandre disse...

Eu nao conhecia esse dela, mas gostei do mote.

bjss

Unknown disse...

Poooxa um livro com final ruim é desanimador né?1 A gente fica na espectativa...rs enfim...boa leitura em Fevereiro!! XD

Anônimo disse...

Laura
Gostei da parte que a mocinha e' arqueo'loga, me lembrou Indiana Jones. Que pena que achou o final ruim. Ainda vou ler um do qual vou gostar para tirar a impressao ruim do primeiro!!! Beijos

disse...

Gosto de opiniões sinceras, como a sua.
Certos recursos utilizados por autores são previsíveis e não geram aquela expectativa no leitor.
Eu, na verdade, até hoje só li um romance da Nora Roberts, justamente porque acho que um autor tem de ter um tempo de maturação para não se repetir.
E no caso da Nora, pelo número de livros que produz, fico em dúvida até que ponto a criatividade permanece.
Mas, um dos livros que me propus a ler no Desafio tem a Nora como primeira opção.
Vamos ver se mudo minha opinião.

Abs, Rê Lima

Paula disse...

Eu nunca li Nora Roberts, rs... estranho... parece q todo mundo já leu e eu não :( ET... mas bem, eu gostei desse q vc leu, quem sabe não será meu primeiro? Seu blog é ótimo... parabéns :)

Laura disse...

Olha, ela acerta e erra na mesma medida, mas é minha autora favorita pra eles livrinhos de fim de semana chuvoso.

Obrigada pelos elogios ao blog e a resenha meninas! Nos vemos em Fevereiro!

Ana C. Nunes disse...

Lemos a mesma autora para o desafio. XD
No meu a mulher era antropóloga e aqui é arqueóloga. Curioso!
Ainda bem que gostou do seu livro, eu apreciei o meu, mas também achei partes muito previsíveis e vejo que o seu também. Deve ser traço da Nora Roberts.

Lori disse...

Bem realmente a Nora tem uns livros com finais previsiveis, mas mesmo assim sou fã dela, gosto do decorrer das histórias....e a serie mortal é meu xodó.....mas adorei sua sinceridade na resenha e Parabéns pelo blog...Bjus elis!!!

REGINA disse...

Ei, Laura...

Mt boa sua resenha, bem diferente da minha... rsrs

Vcs fazem toda uma análise da trama, dos personagens e do próprio estilo da autora. Eu como não sou muito conhecedora de romances de banca, estilo, autores, resolvi 'brincar' um pouquinho na hora de escrever minha resenha.
Mas acho q tá valendo a socialização, não é mesmo?

Um abraço

Cíntia Mara disse...

Oi, Laura!

Já é a segunda resenha que leio sobre esse livro, no início até pareceu interessante, mas as duas reclamaram do final. Acho péssimo qd vc se envolve em um livro e na hora do desfecho se decepciona.

Bjs

Fernanda Assis disse...

Ei Laura,
Aproveitando para conhecer os outros blogs participantes do desafio literário :)
Eu li poucos livros da Nora, até pq são tantos publicados ne, mais os que eu li gostei de todos.
bjoo

Laura disse...

@Cíntia - mesmo com o final meio caidinho o livro ainda foi uma delícia, e deve agradar aos fãs da Nora, e de romance de banca em geral.

Obrigada pelas visitas meninas! E que venha Fevereiro!

Unknown disse...

Oi Laura!!! Vim dar a minha espiada... seu livro de janeiro parece ser bem interessante.. já ouvi horrores sobre Nora Roberts mais ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dela... mas vou marcar na lista!!! Bjos e até fevereiro...

Mi Müller disse...

Oi Laura,
Acho que vou deixar passar, a tua resenha honesta e crítica me fez desanimar com este, mas não com o gênero em geral. Parabéns pelo texto.
estrelinhas coloridas...

Laura disse...

Obrigada pela visita meninas! Espero Fevereiro ansiosa pra ver o que todos vão ler.

Di disse...

Oi Laura!
Tbm não deu sorte com o final do seu livro néh?!
Eu não conhecia esse da Nora, fiquei tentada a ler mas o final me desmotivou...
GOstei da Resenha..
Bjos

Daniela disse...

Olá, muito boa sua resenha.

Percebi que Nora Roberts é autora recorrente no desafio.

:)

Laura disse...

Obrigada meninas!

Talita disse...

escolhi um livro da Nora pra mim, por ouvur falarem bem dela, mas justamente o livro que eu escolhi não me indicaram, mas acabei gostando.
mas como você disse afinal é a Nora.

beijos