sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Whip It


"Whip It", primeiro filme dirigido por Drew Barrymore, é baseado no livro "Derby Girl", de Shauna Cross, que também escreveu o roteiro, e segue a história de Bliss Cavendar, uma garota do interior do Texas que decide entrar para um time de Roller Derby.

Bliss (Ellen Page, de Juno) faz o estilo indie, grunge, rebelde mas sua mãe está sempre colocando ela em concursos de beleza, até que ela vê um panfleto para uma partida de roller derby e decide ir. Ela se apaixona pelo esporte e decide treinar e entrar para o time Hurl Scouts. O filme tem aquele estilo próprio de produção independente, o que o torna mais íntimo, eu consegui sentir o astral e energia sentido por Bliss ao encontrar-se no esporte, achando algo em que é boa e onde pode ser livre.

Sendo do sexo feminino reparei principalmente que o filme enfoca a idéia do poder feminino, todos os personagens femininos são fortes: a mãe que trabalha e está presente em todos os concursos de beleza para ambas as filhas; as meninas dos times de Roller Derby que são duronas; a melhor amiga que está se preparando para entrar para uma das melhores universidades do país; dentre outras situações que põem a mulher em foco. É claro que sendo super diferente todas as cenas do roller derby em si são ótimas, pois afinal, um bando de mulheres em patins clássicos dando voltas em um circuito enquanto dão trombadas umas nas outras é altamente atrativo, para ambos os sexos, por diferentes motivos.

Para quem não conhece o Roller Derby é um esporte amador (antigamente existiam competições profissionais) em que dois times patinam ao redor de uma pista oval, com o objetivo de marcar pontos ultrapassando e dando uma volta completa na frente do time adversário. Isto é feito da seguinte forma: o time é composto de 5 atletas, 1 para ser o "jammer" (quem marca os pontos) e 4 para formar a defesa. A defesa dos dois times formam um grupo único, patinando em sentido anti-horário, onde começam a se movimentar e se colocar em posições estratégicas, quando a defesa completa uma volta o juíz apita para os jammers (um de cada time) começarem o "jam" (um jam dura 2 minutos durante os quais os dois times tentam marcar pontos). Os jammers então tentam passar o grupo de defesa e dar uma volta completa, e a partir daí cada pessoa do time oposto que ultrapassarem vale um ponto. O grupo de defesa dos dois times tem que ficar em grupo único o tempo todo, e podem bloquear o jammer do time adversário ou impedir que a defesa atrapalhe seu próprio jammer.

No filme "Whip It", o grupo de defesa dá impulso ao seu jammer agarrando seu braço e o fazendo patinar mais rápido, numa manobra que se chama "whip", daí o nome do filme. A idéia do esporte é muito legal, e o filme com certeza foi super gostosinho de assistir. Recomendo para todos que gostam de filmes "pequenos" mas repletos de personalidade. Vale também ver a participação da ótima Marcia Gay Harden como a mãe de Bliss, de Juliette Lewis como "jammer" do time adversário principal, e de Jimmy Fallon como locutor das partidas, e claro, Drew Barrymore sempre energética e carismática.


5 comentários:

Nara Mariana disse...

Laura, que blog mais lindo!
Já estou seguindo...
Obrigada pelo comentário viu?
Beijão! :)

Laura disse...

Obrigada pela visita e pelo elogio!

Bjo!

Deia disse...

Oi Querida
Que bom conhecer suas laurices!!!!
Fico feliz em saber q vc gostou da minha resenha!!!
Adoro interagir nestye mundo virtual e já estou te seguindo.
Um grande beijo

Belita disse...

Fiquei super a fim de ver, Laura!

Já tem em DVD ou você assistiu no cinema?

Bjinhos!

Laura disse...

Acabou de sair em DVD aqui nos EUA, não sei quando chega no Brasil.