sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Percy Jackson & The Olympians: The Lightning Thief


Fui ver o filme hoje, pois queria ter a experiência sem conhecer a história, já que neste tipo de filme eu costumo já conhecer o livro, já que sempre vou atrás desses livros mais "jovens" que acabam nas telonas (i.e. Harry Potter, Twilight, A Bússola Dourada, DaVinci Code, etc). Percy Jackson é uma série de 5 livros cujo volume 1, "O Ladrão de Raios" virou filme este ano. Dizem que o livro é perfeito pra quem é fã do Harry Potter (e as comparações são inevitáveis, e as usarei o tempo todo pra falar do filme), e isso foi suficiente pra eu querer ler o livro (e vou comprar, com certeza), mas como o filme já estava pra estrear, resolvi arriscar e ver o filme primeiro.

Percy é um adolescente que descobre ser um semi-deus, filho do Poseidon, e no primeiro volume Zeus o está acusando de roubar seu raio (sua "arma"), e lhe dá 2 semanas pra devolve-lo ou uma batalha entre os Deuses poderá acabar com nosso mundo. Como em Potter, o primeiro livro é sobre sua descoberta como alguém especial, e ele aprendendo sobre seus poderes e sua origem. E sim, sigo comparando ao Harry pelo fato do menino ser diferente em nosso mundo mas importante e adaptado ao mundo mitológico da história, e dividir suas aventuras com dois amiguinhos, um engraçado, o outro uma menina, desobedecendo aos adultos e salvando todos sozinhos.

Achei o filme bem infantil, e não me impressionou ou me entreteve muito, mas o tempo todo tive uma sensação clara de que adoraria os livros, arrisco a dizer que se tivesse visto Harry Potter antes de ler o livro seria igual, o gostoso é saber os detalhes da história e depois ver isso levado pra realidade, pra sacar os detalhes e nuances que o filme não mostra, pra ser capaz de ler nas entrelinhas, tendo um conhecimento de todos os personagens, principais e secundários.

Saí do cinema com vontade de ler o livro mesmo não tendo gostado muito do filme (as atuações são passáveis, os efeitos simplórios e a coisa toda é claramente feita com orçamento muito inferior ao Harry Potter), pois as lacunas que devem ser preenchidas pelo livro eram quase visíveis.

3 comentários:

Belita disse...

Minha irmã e eu vimos o trailer, e eu já tinha visto esses livros no PDL. Em menos de 2 semanas já tinhamos lidos os 5 livros e estávamos só esperando pelo filme.
Ela disse que foi uma decepção. Pra variar, pegaram uma boa história e fizeram uma cáca com ela... mas não deixe de ler Percy Jackson. É beeem legal!

Laura Schwartz disse...

Com certeza! Eu e Luis saímos do cinema sabendo que apesar de não gostar do filme, a gente TINHA que ler os livros. =)

Eu também os vi no PDL mas eu estou me segurando pois quero comprar pra ler em mãos. E aí também compro em inglês pro meu marido ler (que em português ele não leria nunca!).

Nanda disse...

Ei Laura,

Eu sou fã de carteirinha do livro, se vc quiser ver a diferença tem a resenha la no blog :)

Eu estava louca pelo filme e fui ver na estréia, sai de la tão decepcionada. Apesar de ter umas partes divertidas e atores muito bons eles acabaram com a história. Mudaram tudooo q raiva. Sabia que no livro nem existe pérola nenhuma? Isso e muitas outras coisas aff

bjoo