sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Percy Jackson & The Olympians: The Lightning Thief


Fui ver o filme hoje, pois queria ter a experiência sem conhecer a história, já que neste tipo de filme eu costumo já conhecer o livro, já que sempre vou atrás desses livros mais "jovens" que acabam nas telonas (i.e. Harry Potter, Twilight, A Bússola Dourada, DaVinci Code, etc). Percy Jackson é uma série de 5 livros cujo volume 1, "O Ladrão de Raios" virou filme este ano. Dizem que o livro é perfeito pra quem é fã do Harry Potter (e as comparações são inevitáveis, e as usarei o tempo todo pra falar do filme), e isso foi suficiente pra eu querer ler o livro (e vou comprar, com certeza), mas como o filme já estava pra estrear, resolvi arriscar e ver o filme primeiro.

Percy é um adolescente que descobre ser um semi-deus, filho do Poseidon, e no primeiro volume Zeus o está acusando de roubar seu raio (sua "arma"), e lhe dá 2 semanas pra devolve-lo ou uma batalha entre os Deuses poderá acabar com nosso mundo. Como em Potter, o primeiro livro é sobre sua descoberta como alguém especial, e ele aprendendo sobre seus poderes e sua origem. E sim, sigo comparando ao Harry pelo fato do menino ser diferente em nosso mundo mas importante e adaptado ao mundo mitológico da história, e dividir suas aventuras com dois amiguinhos, um engraçado, o outro uma menina, desobedecendo aos adultos e salvando todos sozinhos.

Achei o filme bem infantil, e não me impressionou ou me entreteve muito, mas o tempo todo tive uma sensação clara de que adoraria os livros, arrisco a dizer que se tivesse visto Harry Potter antes de ler o livro seria igual, o gostoso é saber os detalhes da história e depois ver isso levado pra realidade, pra sacar os detalhes e nuances que o filme não mostra, pra ser capaz de ler nas entrelinhas, tendo um conhecimento de todos os personagens, principais e secundários.

Saí do cinema com vontade de ler o livro mesmo não tendo gostado muito do filme (as atuações são passáveis, os efeitos simplórios e a coisa toda é claramente feita com orçamento muito inferior ao Harry Potter), pois as lacunas que devem ser preenchidas pelo livro eram quase visíveis.

3 comentários:

Belita disse...

Minha irmã e eu vimos o trailer, e eu já tinha visto esses livros no PDL. Em menos de 2 semanas já tinhamos lidos os 5 livros e estávamos só esperando pelo filme.
Ela disse que foi uma decepção. Pra variar, pegaram uma boa história e fizeram uma cáca com ela... mas não deixe de ler Percy Jackson. É beeem legal!

Laura disse...

Com certeza! Eu e Luis saímos do cinema sabendo que apesar de não gostar do filme, a gente TINHA que ler os livros. =)

Eu também os vi no PDL mas eu estou me segurando pois quero comprar pra ler em mãos. E aí também compro em inglês pro meu marido ler (que em português ele não leria nunca!).

Fernanda Assis disse...

Ei Laura,

Eu sou fã de carteirinha do livro, se vc quiser ver a diferença tem a resenha la no blog :)

Eu estava louca pelo filme e fui ver na estréia, sai de la tão decepcionada. Apesar de ter umas partes divertidas e atores muito bons eles acabaram com a história. Mudaram tudooo q raiva. Sabia que no livro nem existe pérola nenhuma? Isso e muitas outras coisas aff

bjoo