sábado, 27 de março de 2010

Escolhendo Bases do Dream Sheet

Falta menos de um mês para Luis sair para o treinamento na Força Aérea, e ontem estávamos sentados escolhendo as bases que farão parte do "dream sheet" dele, ou seja, as bases onde ele deseja ser enviado. A lista, como mostra seu apelido, não garante nada, mas na chegada no Texas, ele tem que escolher 10 bases que ele prefere (até 5 internacionais e nacionais), de uma lista fornecida de acordo com o trabalho que ele fará (algumas bases não tem certas posições de trabalho).

Há um site na internet que lista as possibilidades pro trabalho escolhido pelo Luis (Airspace Propulsion) e nós pesquisamos pela lista quais parecem ser as melhores. Para isso li muitos fórums com opiniões de quem é da Força Aérea e quais bases gostaram, buscando informações não só das bases em si (melhores mercados, facilidades, casas, etc) mas sua localização (perto ou longe de centros urbanos, se as cidades ao redor são boas ou ruins, mercado de trabalho, zonas escolares, etc) e qualidade de vida da região. Com base nestas informações montamos nosso próprio "dream sheet".

Primeiramente, o que mais me surpreendeu foi a quantidade de elogios às bases internacionais. Quase todo mundo (esposas e esposos inclusive) disseram que os melhores anos foram os vividos no exterior (Japão e Alemanha principalmente) e todos dizem que pra quem está entrando não há nada melhor que a oportunidade de viver no exterior com a comodidade oferecida pela Força Aérea (emprego garantido, casa garantida, apoio, etc) ao mesmo tempo que estar imerso em uma cultura nova. Todos disseram que a vida nas bases estrangeiras é melhor, pois todos são mais unidos e as fofocas, inveja, etc diminuem.

Segundo, há um número imenso de bases nacionais e escolher dentre elas foi intimidador. As opinões são muito diversas, e dependem do estilo de vida de cada um, mas tentei seguir pelo nosso estilo e pelo o que a região oferecia. Obviamente eliminei qualquer base no centro-sul americano devido ao alto racismo, um casal de latinos, militar ou não, com certeza não vai ver as belezas e atrativos que vários americanos disseram existir nas bases dessa região. Depois disso busquei tanto o que seria novo para nós (neve) quanto o que seria mais confortável (Flórida, Flórida, Flórida, enorme comunidade tanto porto riquenha quanto brasileira, ponto pra nós dois).

No final das contas, e vendo informações para mais de 60 bases diferentes que constavam da lista, chegamos a esta listinha das favoritas:

No Exterior:
- Misawa, Japão
- Ramstein, Alemanha
- Lakenheath, Inglaterra
- Spangdahlem, Alemanha
- Mildenhall, Inglaterra

(nossa lista infelizmente não contém a opção de escolher Aviano, na Itália, que é sempre elogiada)

Nos EUA:
- Eglin, Flórida
- Nellis, Nevada
- Tyndall, Flórida
- Macdill, Flórida
- Scott, Illinois
- Ellsworth, South Dakota

(havia MUITAS para escolher, e reduzir a lista a estas foi bem difícil, a mais popular não faz parte da lista do Luis, a base aérea do Hawaii, que todos que moraram lá disseram ser incrível)

Na hora de preencher o papel, no entanto, Luis terá que numerar suas preferências, e pelo número de vezes que cada base foi mencionada como "a melhor" a nossa lista deve ficar assim:

1- Misawa, Japão - não esperava que falassem tão bem de morar no Japão, mas todos dizem ser sua melhor experiência ter vivido nessa região, que compensa muito a distância. Eu acho a idéia o máximo, pois sonho em conhecer o Japão, e para Luis a única ressalva é o medo dos pais não poderem pagar uma passagem pra ir lá. Entrou em primeiro lugar por conta da veêmencia dos soldados e suas famílias ao falar de Misawa (Luis deve deixa-la de fora pois acha que como primeira base deveríamos estar mais perto ou em lugar mais fácil, mas quem sabe um dia não moro uns anos no Japão, eu ia amar).


2- Ramstein, Alemanha - depois de Misawa, esta é considerada a melhor base para ficar no exterior, todos tecem muitos elogios tanto a base quanto a região onde se encontra, e claro, a proximidade e facilidade de se viajar por toda a Europa a partir daí. Alemanha sempre foi a escolha número um do Luis, mesmo antes da gente ler opiniões. É capaz dele colocar Ramstein em primeiro no lugar de Misawa, mas de qualquer forma, as duas bases são as mais populares na lista de pedidos (junto com Aviano) e sermos enviados para qualquer uma das duas será muita sorte.


3- Eglin, Flórida - Acho praticamente impossível a gente ser enviado para Eglin logo de cara, essa é considerada o supra sumo dentre as bases em território americano, pros que buscam praia e calor, e invernos amenos. Todos elogiam tanto a base quanto sua localização, com praia particular, proximidade da Disney e do estilo de vida mais despojado dos floridianos em geral. Como havia dito antes, para nós é estar o mais perto de casa possível. Para colocar um senão, a palavra furacão vem à mente.


4- Nellis, Nevada - Todo ano há uma premiação para a base mais bem administrada, considerada a melhor, e a base ganhadora recebe um milhão de dólares para fazer melhorias. Este ano a melhor candidata ao prêmio é Nellis AFB. E pra quem está curioso, não, Luis e eu não gostamos de cassinos e não escolhemos Nellis para a lista por conta da promiximidade de Las Vegas.


5- Tyndall, Flórida - Mais uma vez, Flórida é um dos estados mais adorados pelos americanos, tanto que teve um boom há poucos anos, pois tinha muitos trabalhos e muita gente se mudou pra lá, buscando também um clima mais ameno se comparado ao norte americano. O jeito mais, digamos, latino de ser da população da Flórida deve influir na preferência, e para de novo, para nós é a máxima imobiliária: localização, localização, localização.



6- Ellsworth, South Dakota - Neve, montanhas, caminhadas, skiing, vida mais tranquila, cidades grandes o bastante mas não congestionadas, bom para criar filhos, etc. Estes são todos motivos dados por quem elogiou Ellsworth, além claro, da base em si. Pelas informações parece uma boa pedida, e acredito que estando fora do circuito badalado das bases da Flórida de repente a gente até é enviado pra lá (a foto é de uma nevasca, claro, mas não tinha foto sem ser do museu e de jatos sobrevoando a região).



7- Spangdahlem, Alemanha - mais uma internacional que dizem ficar numa cidadezinha medieval mais pacata que a base de Ramstein, mas ainda assim muitos gostaram da vida tranquila e charme, e de novo, Luis quer muito ir para a Alemanha.


8- Lakenheath, Inglaterra - Esta base vem baixo na lista somente por um motivo. O preço da libra. Apesar de ter acesso ao supermercado e loja de departamento da base com preços acessíveis as famílias, que ganham em dólar, claro, as críticas a se viver nas bases inglesas hoje é que quando se sai para passear, se vê que o custo é mais alto que nos EUA, óbvio. Depois da Alemanha é o local favorito do Luis, e eu também acharia bem bacana viver na Inglaterra uns 2 anos.


9 - Scott, Illinois - Elogiada pela qualidade de vida da região, escolhemos também para a questão das chances de ser enviado para lá ao invés de alguma base péssima fora da lista.

10 - Macdill, Flórida - E terminamos uma vez mais na Flórida. Pelos motivos já citados acima.

Nenhum comentário: