quinta-feira, 9 de setembro de 2010

The Girl who Kicked the Hornet's Nest


Cheguei ao fim da trilogia Millenium, do autor Stieg Larsson. Nossa! Eu realmente queria ver a Lisbeth Salander fazer mais coisas, é uma lástima que o autor tenha falecido, inclusive antes de ver o furor que seus livros causaram. São realmente excelentes.

Bom, no último volume da série temos a conclusão dos eventos ocorridos na segunda parte, Blomkvist usa de seus dotes jornalísticos para costurar os segredos que cercam o pai de Lisbeth, na busca para a inocentar completamente dos crimes pelos quais ela foi acusada no segundo livro. E a própria Lisbeth mostra uma vez mais o quanto ela é um gênio, usando de seus talentos para ajudar Blomkvist em suas pesquisas, enquanto continua enfurecendo àqueles que estão ao seu redor.

É difícil falar deste livro sem contar spoilers, mas vou dizer que dos três, este é o que tem menos ação e mais intrigas políticas, o que poderia tornar a leitura um pouco lenta, como ocorre com o início dos outros dois livros, mas esses momentos são permeados de momentos de tensão psicológica, e isso mantém uma excitação na narrativa. Stieg Larsson usa sua experiência jornalística para dar vida aos personagens de Blomkvist, Erika Berger e os outros jornalistas da revista Millenium, e mostra ser bom escritor ao torna-los interessantes para se ler.

Falando da série como um todo, acho que os livros poderiam ser ligeiramente mais populares se Stieg Larsson tivesse refreado um pouco seus impulsos jornalísticos no que diz respeito as detalhes nos três volumes, um pouco menos de profundidade nas intrigas poderia fazer o livro ser mais dinâmico, e assim ter apelo a um público ainda maior, mas ao mesmo tempo, se assim o fizesse correria o risco de se tornar genérico, e essa série não é nada de genérica, é ficção policial de alta qualidade, abordando temas controversos de forma direta e aberta.

Aplaudo a série de pé!

2 comentários:

Diana Bitten disse...

Quando eu tomar vergonha na cara e terminar eu comento...

Laura disse...

huahuahauhua, vou esperar sentada ...