Mas tiveram dois livros não ficcionais que gostei muito. Um é o "Caixa-Preta", de Ivan Sant'anna, que documenta de forma verídica 3 incidentes aéreos do Brasil: O RG-280, que pegou fogo já quase chegando em Paris em 1973; o VP-375, que foi sequestrado em 1988 por um cidadão frustrado com o governo e; o RG-254, que caiu na floresta amaz%onica em 1989. Os relatos são impressionantes em seu nível de detalhes, com testemunhas de sobreviventes e análise dos motivos do incidente. Muito interessante!
Mas para mim, o carro chefe de todos os livros de não ficção que já li (tudo bem, não são muitos, mas ainda assim, esse figura entre meus favoritos, mesmo se eu incluir ficção) é a obra de Stephen E. Ambrose, "Band of Brothers".
Na verdade, eu ouvi falar na aclamada série da HBO primeiro, e realmente, é uma excelente série, e por isso mesmo resolvi ir atrás do livro na qual foi baseada. Stephen E. Ambrose criou o livro baseado nos relatos de membros da Companhia E, durante a Segunda Guerra Mundial. O livro acompanha a companhia de seu treinamento, durante o Dia D na Normandia, até o final da Guerra, mostrando todas as missões da qual a companhia participou. É um relato impressionante e muito legal de ler. Quando pesquisei sobre a série o livro percebi que há alguns erros, algumas controvérsias, mas isso não tira a idéia de que é um grande livro sobre um momento histórico tão significante na história mundial.
Recomendo os dois livros com certeza, e não deixem de conferir a série da HBO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário