domingo, 7 de março de 2010

Brincadeira Literária - Resenha



Não vou falar sobre o primeiro livrinho que li, porque não me lembro exatamente qual foi, mas provavelmente foi um de historinhas da Disney que meus irmãos mais velhos tinham. Eu quero falar de um livrinho que acabou "permeado" em minha vida.

Quando eu tinha entre 8 e 9 anos, peguei um livrinho na biblioteca da escola que me encantou, mas depois de o ler, li tantos outros que o livrinho acabou esquecido. Alguns anos depois, quando eu já tinha começado a devorar livros maiores, mais adultos, de gêneros variados e estava estudando em um colégio diferente, me deu saudade do tal livrinho, cujo nome eu já não lembrava, nem o autor, e nem tinha muita certeza da história. Toda semana eu passava um tempo na biblioteca e procurava aleatoriamente pelas estantes, para ver se esbarrava no livrinho, até que comecei a achar que tinha sonhado a história.

Mais anos se passaram e quando eu estava com 16 anos, fiz um intercâmbio para os EUA e fiquei na casa de uma família que tinha filhos pequenos. Um dia estava guardando roupas no closet quando vi uma pilha de livros infantis, e lá estava a capa do meu livrinho! Fiquei super emocionada. O livro, claro, estava em inglês, mas ao começar a ler lembrei da história, do nome da autora, da personagem, etc. Era "Little House in the Big Woods", de Laura Ingalls Wilder. Obviamente, a série Little House é muito famosa nos EUA, e acho que também é muito conhecida no Brasil (mas nos anos 80 não tínhamos internet em casa, as mega livrarias, etc., o mundo literário não era globalizado). Foi muito bom finalmente reler o livrinho, e finalmente ler a série completa, passados tantos anos.

Nota: Eu achei que tinha sonhado a história pois o livrinho é bem de fazenda, e a protagonista é minha xará, e minha família tem fazenda.

Bom, ao voltar para o Brasil procurei a série em português, pois queria te-la e dividi-la com minhas amigas, mas nunca encontrava a coletânea, encontrava um livro do meio da série, caro pra burro, ou achava algum outro em inglês, mais caro ainda. Jurei que um dia eu teria a coleção.

Em 2006, aos 26 anos, já casada e morando em Porto Rico, achei a coletânea completa na mesma edição que li em 1996, com as mesmas ilustrações do livrinho da biblioteca lá em 1988, e finalmente comprei (por míseros 12 dólares) os 9 livros da coletânea, usadinhos, velhinhos, e perfeitos! Ela fica guardada com carinho e espero ler os livrinhos para meus filhos um dia.

Laura Ingalls Wilder (1867-1957) foi uma americana que cresceu numa família pioneira, tendo morado em várias regiões dos EUA enquanto seu pai constantemente se mudava para o Oeste fugindo das regiões que começavam a ficar muito colonizadas. Já senhora, e com a ajuda de sua filha, Laura Ingalls Wilder escreveu a história de sua jornada, e cada livrinho conta uma época de sua vida, descrevendo os costumes, dificuldades e felicidades vividas por sua família.

Os livros são de linguagem super simples, e claro, são para crianças, mas os detalhes de como se vivia nas últimas décadas do séc. 19 são irresistíveis, pois suas descrições de como fazer o queijo, como salgar e armazenar as carnes, como seu pai construía suas casinhas de tronco, etc. são ricas e sempre fazem me sentir parte da história, uma pioneira também.

Nota2: Também há outros livros escritos a partir dos diários de Laura Ingalls Wilder, e lançados postumamente, além de vários livros escritos por outros autores sobre a vida de Laura, inclusive livros que relatam os anos não retratados na série.


Minha Coleção é idêntica a esta

Os títulos originais (no Brasil a tradução saiu pela Record, mas procurando nos sites das livrarias nunca encontro todos os títulos):

01- Little House in the Big Woods
02- Farmer Boy (esse é sobre a infância de seu marido, não sendo sobre a família de Laura)
03- Little House on the Prairie
04- On the Banks of Plum Creek
05- By the Shores of Silver Lake
06- The Long Winter
07- Little Town on the Prairie
08- These Happy Golden Years
09- The First Four Years

Quem nunca leu, eu recomendo para todas as faixas etárias! São livrinhos deliciosos que sempre estarão nas minhas lembranças como os livrinhos que eu quase perdi pro tempo.

16 comentários:

Lariane disse...

nunca tinha visto livros dessa autora... cada dia descobro mais minhas limitações literárias

Laura disse...

Ela só escreveu essa série, sua filha virou autora mas ela só tinha o primário. No Brasil esses livros são bem difíceis de achar mas por aqui são tão famosos que teve até uma série nos anos 60 que todo mundo assistia.

Unknown disse...

Olá, Laura!
Também não connhecia essa autora... Que legal! Uma história muito bonita a sua... Adorei!
Depois passa lá e confira a resenha das outras participantes... Já te linkei lá, ok?
Bjus,
NÁH

Juliana disse...

Que delícia a sua história!!
Que fofo vc imaginar que tinha sonhado...
Adorei mesmo!

Ah, foi pelo seu blog que conheci o desafio!!

Laura disse...

Obrigada! Pois é, na época que achei que tinha sonhado pois ninguém fazia a menor idéia de que livro era esse, e não o encontrava na biblioteca de jeito nenhum, eu devia ter uns 13 anos. Eu realmente pensei que devia ser sonho de quando eu era criancinha. rsrsrsrsrs

Mi Müller disse...

Báh Laura que saudades me deu agora... eu li essa série toda também, uma delícia, nunca encontro para comprar, mas não desisto, coisa mais linda a tua coleção assim completinha :D ainda vou conseguir aqui no BR.
estrelinhas coloridas...

Laura disse...

Pois é, nunca achei a coleção toda em português, de repente ligando pra Record e pedindo ...

Fernanda disse...

Amei o post, que bom que vc conseguiu relembrar o tal livrinho... já passei por essa situação, de lembrar de uma história que li na infância, mas não saber dado nenhum do livro... :/

Bjs!

Laura disse...

E o pior é que fica indo e voltando, né? Você lembra e esquece, procura e não acha, lembra e esquece ... rsrsrsrs

Kézia Lôbo disse...

Eu sempre fui fã de coleções, li uma uma vez de um autor americano muito bom, mas esse realmente desconhecia...
Adorei!!! Seu post ficou otimo!!!
Fiquei com vontade de ler os livros!!!!

Diana Bitten disse...

Adorei seu post, singelinha a estória e muito bem escrito.

Não tinha ouvido essa sua estória...

Laura disse...

Pensei que você conhecia! Eu passei anos na busca!

Nina Tavares disse...

Oi Laura!
Muito obrigada pela visita! É bom saber que alguém gostou, pq foi minha primeira resenha. Desafio mesmo!
Adorei sua história. não conhecia os livros nem a autora, mas fiquei curiosa para ler.
B-jusssss! ♥

Unknown disse...

Laura, eu aaaaamo esses livros! Eu também peguei o primeiro na biblioteca da minha escola (O Pequeno Fazendeiro), peguei e ainda demorei pra começar a ler, mas minha mãe viu a capa e disse que era ótimo e que ela conhecia e ia reler também. Li e me apaixonei pela série. Compramos quase todos os livros (teve uma reedição na época, estava mais fácil de achar), só me faltou um, que também não estou encontrando mais pra vender (e o O Longo Inverno, que depois comprei num camelô!) Já me desfiz de muita coisa, mas estes estão bem guardadinhos lá em casa!
Sabia que tem vários livros extras sobre o assunto? Tenho um (preciso ver o nome, não lembro) que é escrito pela Rose, filha da Laura, com várias fotos e umas anotações da Laura de uma pequena viagem que fizeram. Pesquisando estes dias descobri que em inglês ainda tem mais, e que nem tudo é idêntico ao original, a personagem Nellie Oleson, por exemplo, é fictícia, sendo inspirada em três ou quatro garotas diferentes que a Laura conheceu durante as viagens da família. Pesquisando tb encontrei algumas fotos dos amigos e familiares que eu ainda não conhecia!

Laura disse...

Eu já ouvi muito falar desses livros extras, um dia ainda compro. E realmente, essa série é um mimo!!!

Wei disse...

Eu li a série toda, os 9 livros, em Taiwan, onde eu nasci. Depois que vim para Brasil menino, cresci, casei, hoje tenho uma filha, e quero que ela leia também. Mas que difícil encontrar na língua portuguesa. Alguém por favor me ajude.