quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Meme de um Mês - Dia 01

O primeiro tema de postagem é sobre sua música favorita. Acho que é unanimidade dizer que escolher uma só música como favorita é tarefa muito difícil, tanto pela quantidade de músicas que signifcam algo para nós ou que simplesmente adoramos, quanto pela natureza camaleônica da maiora das pessoas quando se trata de gosto musical.

No meu caso é pelo simples fato de eu gostar de um pouco de tudo, de Bossa Nova à Lady Gaga, não sendo uma pessoa particularmente musical e não tendo profundo conhecimento do assunto. Dependendo do meu humor eu escuto coisas completamente diferentes e se toda semana alguém me perguntasse minha música favorita, é provável que minhas respostas nunca batessem mais que poucas vezes.

Eu cresci escutando Beatles, Elvis, ABBA, Bossa Nova, música clássica mesmo sem sacar nada disso (porque fiz balé muitos anos) e Balão Mágico. Minha adolescência foi preenchida com Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Raimundos, Iron Maiden, Guns n' Roses, ou seja, todo aquele grupo de Rock do Punk Rock ao Heavy Metal, baladas de Toni Braxton e Nikki French e J-Pop, além de muito Techno e muito Dance (era rata de boate). Ainda assim eu adorava cantar Beatles com minha mãe, e ouvir Elis e Nat King Cole com meu pai. Já na idade adulta eu escuto de tudo mesmo, sem preconceitos. Adoro Pop, adoro Rock, adoro baladas, nacional, internacional, tudo é válido! Tive uma fase com minha mãe que escutava uma trilha sonora vietnamita que eu simplesmente AMAVA.

Para mim fazer esse post e escolher uma canção é tortura, pois a resposta óbvia seria simplesmente: não sei. E é verdade, eu não sei qual é minha música favorita, até porque não sei nem qual é meu gênero musical favorito. Para não me sentir uma mentirosa, eu tenho uma música que sempre respondia como sendo minha favorita, era automático, tanto porque eu realmente gosto muito dela, quanto porque na época a gente tinha aqueles cadernos de perguntas que saíamos trocando na escola, e sempre tinha essa pergunta, e eu sempre dava essa resposta, mas me toquei que vai ter um outro momento no Meme do Mês para falar dela, e na verdade não estava sentindo que ela era minha música favorita hoje.

Diante disso eu vou responder de acordo com o que veio na minha cabeça hoje, o que é totalmente influido pelo fato de estar ouvindo justamente isso com o tio do meu marido (porto riquenho que ama música, e se encanta com a música da nossa terra) no final de semana que passou. Então, respondo que HOJE, minha música favorita é "O Bêbado e o Equilibrista", na voz da Elis Regina, simplesmente porque a interpretação dela desta música me dá arrepios, de tão boa que é.

3 comentários:

Diana Bitten disse...

Ahhhh!!! Fala vai, fala que vc berrava Total Eclipse, berrava mais ainda Sobakasu e a gente não enjoava nunca de Dixie Chicks! rsrs

Eclética? Que isso... :P

Laura disse...

É vero, mas Total Eclipse eu enterrei, e as outras sao fases.

Fernanda disse...

Eu amo essa música, tbm... a forma como ela retrata um momento histórico do país.. :)

Eu acho esse meme mto bom, e até pensei em postar... mas tem uns temas beeem difíceis, rsrs.. esse por exemplo, concordo com vc: escolher uma música só não dá! ;)

Bjs