sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Meme de um Mês - Dia 02

Escolher um filme favorito pode ser quase tão penoso quanto escolher uma música, mas acho que aqui consigo ser um pouco mais objetiva. Deixando o lado fanzoca total de lado (Star Wars! Ahem ...) e as mudanças de humor onde eu poderia indicar filmes diferentes e ignorando as preferências por gênero, eu sempre dou a mesma resposta.

Meu filme favorito é "Um Sonho de Liberdade". Lançado em 1994 e escrito e dirigido por Frank Darabont, o filme é uma adaptação do conto de Stephen King "Rita Hayworth and the Shawshank Redemption". Nos papéis principais, Tim Robins e Morgan Freeman.


Andy Dufresne (Tim Robins) é um banqueiro que passa quase 20 anos na prisão após ser condenado pelo assassinato de sua esposa e seu amante, devido a provas circunstanciais. Durante seu tempo na prisão, Andy faz amizade com Ellis Redding (Morgan Freeman) e se encontra sob a proteção dos guardas e do diretor do presídio após virar um "contador" para eles e ajuda-los num esquema de lavagem de dinheiro.

O filme retrata muito bem a idéia de manter a dignidade e integridade não importa a situação, e para mim também me lembra as contradições de se sentir só no meio de conhecidos e de que muita gente vive "preso" mesmo não estando na prisão. Eu gosto muito desse filme pelos diálogos e atuações impecáveis, e as lições que podem ser tiradas dele, e claro, o roteiro é realmente bacana e o filme é de uma simplicidade gostosa de se acompanhar. Pode ser que eu já tenha visto filmes melhores desde "O Sonho de Liberdade" e poderia citar alguns mas este ficou na memória como um dos filmes mais completos e belos que já vi.

É engraçado que anos depois quando vi "À Espera de um Milagre" veio a lembrança imediatamente "Um Sonho de Liberdade", não por conta do tema (prisão) mas pela força dos personagens e por um algo mais, que fui descobrir mais tarde se tratar do fato de ser também um conto do Stephen King dirigido por Frank Darabont.

6 comentários:

Fernanda Assis disse...

Ei Laura,

Ótima escolha, este filme é muito bom.Já perdi as contas de qtas vezes assisti rsrs

beijoo e ótimo feriado pra vc :)

24por7 disse...

Que ótima escolha! Minha mammys que indicou este filme, assisti e é realmente inspirador.
Beijossss

Diana Bitten disse...

Difícil essa coisa de escolher os preferidos, não é?

Olha, sem querer ser do contra e já sendo, eu nunca entendi pq tantas pessoas tem "Um Sonho de Liberdade" como filme predileto, mesmo tendo gostado MUITO desse filme.

Prefiro MUITO MAIS o "A Espera de um Milagre", já que me marcou de uma forma especial.

Bjo!

Laura disse...

É como eu disse, eu vi filmes melhores mais recentemente, mas esse ficou, sabe? Sempre lembro dele, e sim, acho que A espera de um milagre é melhor, mas tem algo de muito simples e eterno em Um sonho de liberdade.

Bia Carvalho disse...

Eu vi esse filme há muito tempo atrás e só depois de algum tempo fiquei sabendo de quam era.
Muito bom mesmo!
Já À espera de um milagre, também achei muito lindo, mas por um algum motivo esse filme me incomoda (não no mal sentido) tanto, que eu jamais consegui ver de novo!

Bjs

Cristine Martin disse...

Olá Laura,

Bom, como não vi À espera de um milagre, não posso comparar os dois filmes, mas gostei muito de Um sonho de liberdade. Os atores estão ótimos e a história é muito boa, é duro ver tanta injustiça junta, ficamos torcendo para que eles saiam dali.

O livro do Stephen King também é muito bom, na verdade são quatro contos (As quatro estações), e pelo menos três deles viraram filme (um sonho de liberdade, O aprendiz e Conta comigo). O conto é narrado em primeira pessoa pelo Red, que no livro é um rapaz branco e ruivo (por isso o apelido). Mas prefiro o Morgan Freeman...

Beijos!