terça-feira, 8 de junho de 2010

Sussurro


O post a seguir foi feito em equipe, já que eu e Diana (versão AQUI), lemos o livro "Hush Hush" de Becca Fitzpatrick simultaneamente pela net. Terminamos a leitura e imediatamente, ficamos discutindo o que achamos da leitura, e como infelizmente não pensamos em gravar o papinho em podcast, decidimos escrever o post juntas e colocar nos nossos blogs.

Após a leitura de "Sussurro" (título em português), temos algumas considerações, mas antes vamos a Sinopse.

Nora Grey é uma adolescente comum que após trocar de lugar na aula de Biologia, passa a ter como parceiro, o misterioso Patch. Por motivos que serão explicados posteriormente, os dois irão se aproximar e, concomitante a isso, coisas estranhas começam a ocorrer com Nora, que passa a ter sua vida em risco constante. Ela fica dividida entre sua crescente atração por Patch e a desconfiança de que ele possa estar por trás de tais acontecimentos. Tudo isso em uma história de romance e suspense sobrenatural.

Ok, vamos à discussão!

Em primeiro lugar disparado temos que dizer, é impossível não fazer comparações diretas e indiretas com a série Twilight. Cada acontecimento remete à memória do primeiro livro da série, Crepúsculo. Aliás, a história inteira parece até uma cópia livre com uma ligeira mudança no tema. Dava para comparar personagem à personagem, os dois livros, incluindo diálogos assustadoramente semelhantes. Absurdo!

Dito isso, posso dizer que gostamos, com ressalvas. Unanimamente.

Não é segredo que apesar de gostarmos MUITO de Twilight, nós temos uma implicância eterna com a Bella, menina enxaqueca. A Bella é insosa (resumindo as muitas características que nos incomodam nela). A Nora consegue ser pior. É mais fútil, mais adolescente, mais volúvel. A Bella até subiu no meu conceito, e sempre entendi (apesar dos pesares) o que o Edward via nela (uma alma velha, que ele não consegue ler, cheira incrivelmente bem e que não se afasta dele). Agora, não há explicação NENHUMA para o Patch ficar caído pela Nora, assim, de graça. Ela é comum demais! É tão sem atrativos de personalidade que nunca pensaríamos que tinha cacife para ser protagonista de uma história de amor sobrenatural.

Quanto ao Patch, ele e o Edward são como água e vinho. Atraente e misterioso, sim. Romântico, intocável, apelador dos sonhos adolescentes de qualquer mulher, não. O Patch é muito mais "humano" e físico, e não deixa muito para o imaginário romântico, apesar de usar de vários clichês também presentes em Crepúsculo (o clássico, "você é o amor da minha vida e sem você não sou nada"). E ainda acrescentamos, a química entre Nora e Patch não convence tanto quanto entre Bella e Edward, pelo problema básico já citado acima, não vemos o que o Patch vê na Nora, de maneira alguma!

Outro ponto que Crepúsculo ganha, disparado, é a questão dos personagens secundários. E isso é mais um tópico que não conseguimos nem comparar. Em Sussurro, a trama inteira se resume em uns poucos personagens, mal desenvolvidos, que praticamente estão lá apenas para preencher o cenário e dar as motivacões de Patch e Nora ficarem juntos.

Vamos abrir uma nota aqui para falar sobre a personagem secundária principal, a melhor amiga da Nora, Vee Sky. A menina é mais fútil que patricinha de novela da Globo, apesar de ter umas frases que nós deixou rolando de rir, devido ao absurdo das colocações. Não sacamos se a idéia era uma leve crítica à adolescência e suas futilidades ou a personagem era tão sem noção apenas para justificar as atitudes que tomava.

Mesmo com essas ressalvas, temos que admitir que curtimos o livro, tendo lido ele bastante rápido, principalmente em se tratando que lemos juntas na net, em apenas três sessões de leitura, que não somam mais de 6 horas. O livro diverte de fato. Acreditamos que foi uma leitura agradável, gostosinha mesmo. Porém é só. Não sentimos a mesma curiosidade (ou melhor dizendo, obsessão) em saber o que vem depois que sentimos ao ler outros livros infanto-juvenis, mas com certeza iremos ler o próximo livro, "Crescendo", assim que ele sair. É certo que estaremos aqui tentando ler juntas e ameaçando a outra com o término da amizade se uma ler antes.

Enfim, recomendamos "Sussurro", mas como dissemos, com ressalvas.

11 comentários:

Diana Bitten disse...

Muito bom post,parceira boa, hein?

Laura disse...

Credo, parece até que foi combinado!

Diana Bitten disse...

Combinaaaado? Até parece, a gente ão tem mais idade pra isso, aff! :$

Caline disse...

Apesar das ressalvas eu gostei do livro. Me encantei mesmo.
Deixei para trás todas esses pontos que vocês analisaram e não concordo que Bella seja "menos ruim" do que Nora. Pra mim as duas são enjoativas e cansativamente sem sal.

Eu adorei o livro e estu esperando anciosamente pelo próximo!

Laura disse...

Caline,concordo em número e gênero com você, a Bella é sem sal PACAS! Acharei isso até a morte. Só que a Nora consegue ter menos qualidades ainda, na minha opinião.

Leitura Nossa disse...

Caraca, pior do que a Bella?? Então essa Nora é realmente sem sal...
Gostei muito da resenha, na próxima vocês com certeza devem fazer um podcast...

beijos,
Dé...

Fernanda Assis disse...

Meninas,

Eu acho que vcs estão com o inveja da Nora pq EU QUERO UM PATCH PRA MIM hauhauhauhau

brincando...

adorei o post em conjunto e comparado, eu amei o livro mas sabe que nem olhei por este lado...mergulhei na história e o q mais me prendeu foi o suspense e as coisas assustadoras q aconteciam com a Nora.

bjooo

;Lili disse...

Agora eu fiquei confusa.
kkkkkkkk
Eu li uma resenha da Nanda, do Viagem literária e me empolguei. Já havia decidido a não ler outro livro estilo "Crepúsculo", mas ao ler a resenha dela, mudei de ideia.
Só que ao ler a resenha de vcs agora já não sei mais o que pensar, pois todos os pontos abordados por vcs sugerem que eu não vou gostar muito.
kkkkk
Vou esperar e analisar melhor o livro pra depois decidir se leio ou não.

Bjim!

Laura disse...

@Nanda - Durante a leitura a gente também estava concentrada e como dissemos, curtimos demais. Mas quando acabou o que ficou gravado foi a idéia forte de ter pego uma carona forte na Stephenie e o fato de não ter deixado a gente em polvorosa.

@Patota - O livro é gostoso sim, talvez não se você estiver saturada de Twilight, mas pra quem ainda quer algo no estilo infanto-juvenil romance sobrenatural o livro acerta sim, é só não esperar um obra literária (assim como Twilight não é).

luciana disse...

sussuro é aquele livro que vc le quando esta cansada, quer só passar o tempo. é otimo pra isso.

pra mim o mais obvio de crepusculo foi a comparação da cor de cabelo, pq de frases é quase igual a diversos livros adlescentes (e isso nem comparo mais).

mas como vcs, é só um livro, mas lerei o segundo, o que me agrado foi falar sobre anjos e nefilins, pq nao aguento mais falar de vampiro.

Laura disse...

É isso mesmo, é gostosinho de se ler naquelas dias preguiçosos, mas não dá pra se esperar muita profundidade.

Eu amo vampiros mas também ando meio cansada de livros do tema.