quinta-feira, 3 de junho de 2010

Desafio 10 livros em 10 dias - Dia 1


O primeiro dia do desafio proposto AQUI pediu para eu citar o livro que mais gostei. Eu sou uma amante dos livros então dizer um único livro que mais gostei não é a tarefa mais fácil para mim, mas desde meus 13 anos tenho um livro que ficou gravado na memória e acho que não importa quantos anos passem e quantos ótimos livros eu leia, ele vai ser sempre citado como O meu livro favorito.

O livro que mais gostei foi o "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley. Eu o li muitas vezes desde a primeira vez que o li, aos 13 anos, e já o li inclusive no original, em inglês. Aliás, por aqui ele costuma vir em volume único, então posso citar ele como UM livro, apesar de ter sido publicado no Brasil em 4 volumes.

Pra quem não conhece, "As Brumas de Avalon" segue a vida de Morgana, irmã do Rei Arthur, da infância até sua velhice. Marion Zimmer retrata a famosa história do Rei Arthur, incluindo Lancelote, a távola redonda e a busca do Santo Graal visto pelos olhos das mulheres da história, principalmente Morgana e Guinevere.

Morgana é a narradora principal e não há como não se apaixonar pelo seu poder, seu sofrimento, sua maneira de lidar com as situações. E é maravilhoso a forma como essa história foi trazida à vida de maneira tão diferente da conhecida e ainda de forma mais rica (na minha opinião). É um livro para sempre, e ainda mais emocionante pelo fato de Marion Zimmer ter escrito outros livros que acabam amarrados numa mesma linha de tempo, apesar de ter histórias em eras diferentes e personagens completamente diferentes.

9 comentários:

Diana Bitten disse...

Nem preciso comentar, não é? Per-fei-to.

;Lili disse...

Assisti ao filme e uma amiga sempre me falou muito bem do livro. Já fui pra comprar duas vezes, mas aconteceu de ter outros livros "na frente" e acabei desistindo.

Laura disse...

O filme das Brumas é uma porcaria! Nem se compara ao livro, que aliás, é COMPLETAMENTE diferente e maravilhoso!

Kézia Lôbo disse...

Haaa ta ae uma coisa que concordo com vc...
As brumas de Avalon é muitooooo bom,
otima escrita, otimo enredo...
Obrigada por me indicar pro desafio... começo a postar o meu no sabado ou amanhã XD

Luana Rodrigues Farias disse...

Adoorei seu blog, e obrigada por aceitar o desafio.
Eu já ouvi falar desse livro mas nunca chegeui a ler.

bjs

Cristine Martin disse...

Adoro esse livro! Já li várias vezes, e também achei que o filme não ficou à altura do livro.

Parabéns pelo artigo, está parecendo uma resenha! Gostei da ideia, vou selecionar minha listinha de livros para citar.

Beijos!

Laura disse...

@Luana - Obrigada! Já tenho os 10 dias do desafio preparados, gostei mesmo da idéia!

@Cristine - Que bom que vai participar, estarei acompanhando.

Joelma Alves disse...

Eu amei esse livro!!Principalmente o lado místico dele...Toda vez q penso nele tenho vontade de ir pra Avalon! ^^

Laura disse...

Eu também! Aliás, tem um trecho logo no prólogo que nunca mais esqueci, o que fala sobre a maneira como vemos as coisas pode nos levar para a estrada que conduz a Avalon ou a igreja dos padres católicos, e sempre achei ele cheio de interpretações profundas sobre as escolhas que uma pessoa faz, sua crença (não só no sentido religioso), eu tinha ele escrito em várias agendas durante minha adolescência.