terça-feira, 15 de junho de 2010

Porto Rico através da Comida

Algumas pessoas já me perguntaram sobre os hábitos alimentares de Porto Rico, e me toquei que nunca fiz um post sobre os pratos típicos daqui e os hábitos da população. Em breve estarei me mudando daqui então achei que antes de ir deveria falar sobre isso (mesmo que Porto Rico sempre faça parte de minha vida, por conta do Luis).

Como todo latino o porto riquenho tem como dieta básica arroz, feijão, uma carne ou massa e algum vegetal. Isso é o básico do almoço e jantar porto riquenho. A influência de seu "dono", os EUA, no entanto, já é grande e percebo que no café da manhã as panquecas, cereais e ovos mexidos estão mais frequentes que o pão com manteiga e café com leite. Mas isso vai de família a família e principalmente a idade (os jovens tendem aos produtos americanos e os mais velhos ficam no pãozinho).

A comida típica daqui se chama comida criolla, e é uma mistura das cozinhas espanhola, taína (índio nativo daqui) e africana (trazido pelos escravos, como no Brasil). A influência taína está presente nas raízes que por aqui se comem (yautía, mandioca, apio, etc), no uso de frutas nativas, principalmente o plátano (uma espécie de banana) e no tempero principal, o sofrito: uma mistura de coentro, salsinha, cebolinha, alho, cebola, pimenta biquinho, tomate, pimentão e principalmente o recao, ou culantro (da família do coentro, só que mais forte). O sofrito é usado em praticamente todos os molhos e cozidos, o que dá o sabor clássico porto riquenho, que pra mim é o mesmo que dizer que tudo tem gosto de coentro (motivo pelo qual eu não sou fã da comida típica daqui). A influência espanhola está nas mariscadas, feijões, o uso de açafrão, etc. E por fim, a influência africana, presente nos feijões cozidos com partes do porco (como fazemos no Brasil).

Os pratos mais típicos daqui são os seguintes:

Alcapurrias - é um bolinho feito de massa de yautía e plátano, recheado com carne e frito. Infelizmente, o sabor não é o mesmo de um bolinho de aipim brasileiro, porque essa massa não é gostosa como a de aipim, e claro, o recheio é coentro puro.




Arroz com Pollo - é a galinhada com sabor de Porto Rico, com muito sofrito, ervilhas e azeitonas verdes. Eu faço sem o coentro e acho uma delícia.




Bacalaítos - é a versão local do bolinho de bacalhau. Só que aqui, o bacalhau é seco e desfiado, e misturado com temperos e farinha, depois se acrescenta água e se faz uma massa como a de panquecas. O bacalaíto é frito como um disquinho, e fica todo crocante. É tão típico que se compra a mistura pronta no supermecado, é só acrescentar água e fritar.




Mofongo - esse é um dos carros chefes de comida de bar ou beira de estrada. É plátano ou mandioca frita, alho, azeite e torresmo, socado até virar uma massa. Depois o mofongo é amassado num bolinho, muitas vezes recheado e coberto com caldo de carne ou frango. Pessoalmente eu não gosto nem muito da cara do negócio. É pesado, uma bolota de massa, sei lá, não gosto.


Tostones - É o plátano verde frito em cubos, amassado e frito de novo. É o equivalente a batata frita por aqui, e até que é gostosinho, mas eu sempre como um ou dois e acho enjoativo depois.



Arroz con gandules - em toda festa, o arroz con gandules substitui o arroz branco. Esse arroz é feito com açafrão, presunto, bacon, pedacinhos de carne de porco, o grão guandú (quase nunca visto no Brasil, o guandú é muito utilizado aqui), molho de tomate e azeitonas ou alcaparras. Costuma ser servido nas festas com um pernil assado.



Pasteles - é típico no Natal, e é horrível! É uma massa de, adivinhem, plátano e temperos, recheada com carne, galinha, ou frutos do mar, e então envolta numa folha de banana e cozida em muita água. É sério, esse prato é o mais típico, e não é todo mundo que gosta. Eu detesto e ainda bem que o Luis também detesta pois nunca vou ter que aprender pra cozinhar pra ele. rsrsrsrsrsr



Ah! Vale dizer que pastel também é típico daqui, e se chama empanadilla, e minha sogra faz um de carne com queijo pra se comer de joelhos!

O feijão de todo dia aqui é o feijão rim (um graúdo, bem vermelho), cozido com sofrito, molho de tomate, pimentões, toucinho e muitas vezes abóbora em cubos. E isso é o básico.


As sobremeas típicas daqui incluem flan de baunilha, arroz doce, pudim de pão e os quesitos, massas folhadas recheadas com uma mistura adocicada de cream cheese (costuma ser ou só queijo, ovos, baunilha no recheio, ou o queijo misturado com goiabada), glaçadas e assadas até ficar sequinho, e por fim cobertas de açúcar de confeiteiro. É o doce que todo mundo mais gosta, e é realmente uma delícia. Aliás, o que minha sogra faz é perfeito!



Há outros pratos, mas acho que esses são os principais que vejo por aí. Vale dizer que o uso de plátano é extensivo, está presente em praticamente todo prato típico.

21 comentários:

Diana Bitten disse...

Plátano, blérg!

Cristine Martin disse...

Olá Laura!

Plátano, frituras e coentro, muito coentro! Exceto pelo coentro, até que as comidas parecem simpáticas, apesar de um pouco pesadas.

O feijão com molho de tomate é meio parecido com o feijão que comem no México, não? Acho um pouco estranho, mas imagino a cara dos estrangeiros quando são apresentados a uma suculenta feijoada... para eles deve ser nojento!

Gostei dos bacalaítos e do docinho recheado da última foto, deve ser mesmo uma delícia. É interessante conhecer as comidas de outros países, e para você não deve ter sido difícil acostumar, não é tão diferente do que se come no Brasil, tem até arroz e feijão...

Beijos!

Laura disse...

Eu particularmente não sou fã mesmo, e algumas coisas são meio pesadas mesmo, mas fora o feijão que é feito assim sempre, o resto é prato típico (ninguém come feijoada todo dia).

No dia a dia se come parecido com no Brasil, exceto pelo tal do sofrito cheio de coentro, que estragam os pratos pra mim.

Walkyria disse...

Olá!
Quero que saiba que teu blog foi muito útil na pesquisa sobre pratos típicos de Porto Rico (e curiosidades), para o trabalho de escola de meu filho (11anos), disciplina de espanhol.
1abraço!
Walkyria
Porto Alegre/RS

Laura disse...

Que bom que lhe foi útil!

Anônimo disse...

LEGAL D+.SE VC PUDESSE PUBLICAR SOBRE TAMBEM RESTAURANTES DE LA SERIA OTIMO.E AS COMIDAS DAI SAO MUUUITO PESADINHAS HEIN E ACHO Q NAO IA FICAR LOGE DO NOSSO AIPIM

alinegata disse...

foi otimo me ajudou num trabalho escolar falando sobre porto rico , foii muito util (: obg !

Luci disse...

Eu morei em Porto Rico por 2 anos e meu esposo é de la. Entendi que voce nao gosta muito da comida de la.Mas se vc for comparar por exemplo, mil vezes comer um platano frito que uma batatinha frita, a batatinha e puro carbohidratos enquanto que o platano tem muito mais valor nutritivo. Eu pessoalmente sou uma amante da comida porto riquenha, e os pasteles que voce comeu deve ter sido mal preparados porque eu ja comi pasteles deliciosos, macios e cheios de recheio de carne, inclusive o pasteles de mandioca sao maravilhos. Ja o de massa levam diferentes legumes na massa.

Anônimo disse...

se tivesse a historia dos pratos talves eu tivesse tirado 10

Ana Paula Souza disse...

Olá Laura!

Sua postagem me ajudou muito um trabalho! Obrigada!
Achei muito interessante a culinária de Porto Rico, espero um dia ter a oportunidade de prova-lá!

Até que esse feijão é bem parecido com o que comemos aqui em Manaus!

Abraço!

Anônimo disse...

Olá. Eu achei o blog muito interessante, e eu amei sobre o que você botou, mas acho que ficaaria melhor se você colocasse as receitas.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que eles bebem no almoço, janta.. ? por favor

Grata Dani

jul!a disse...

OI!! Adorei!
fala sobre a cultura de Porto rico? mt obrigada

Anônimo disse...

Por favor, com urgência mi falem 5 sobremesas tipicas de PORTO RICO, eu preciso para um trabalho escolar e irei ter que explicar sobre essa sobremesa. Que seja algo típico de lá. E que tenha a história da sobremesa como ela chegou lá, preciso fazer ela para degustação de uma turma por isso optei por uma sobremesa, já procurei em vários sites mais nem um mi esclarece. Por favor com urgência, Desde já fico grata.

Bianca de Lourdes disse...

Obrigada, seu blog me ajudou muito no meu blog a falar um pouco de Porto Rico.

Bianca de Lourdes disse...

Obrigada, seu blog me ajudou muito no meu blog a falar um pouco de Porto Rico.

Anônimo disse...

Se for para ficar reclamando de sua cultura é melhor calar a boca.

Unknown disse...

Tenho um amigo padre portoriquece e eu gostaria de saber o prato que vocês gostam pra mim fazer uma surpresa sou cearence e moro em São Paulo aguardo sua opinião brigada

Unknown disse...

Tenho um amigo padre portoriquece e eu gostaria de saber o prato que vocês gostam pra mim fazer uma surpresa sou cearence e moro em São Paulo aguardo sua opinião brigada

Anônimo disse...

Pra mim tb fiz um trabalho escolar de geografia

Unknown disse...

Meu Deus, como voce reclama de tudo.